Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

MALTA - PORTUGUESES AO ENCONTRO DA SUA HISTÓRIA

INSCRIÇÕES ABERTAS -

DE 9 A 14 DE NOVEMBRO
COM ANÍSIO FRANCO

Vista sobre centro histórico de Valletta
Rua em Valletta
Ilha Manoel
Valletta
"Capitoli"
"Capitoli"
Teatru Manoel
Teatru Manoel

As paredes brancas, claras, imensas, desenhando linhas severas de muralhas, têm um aspecto misterioso, e fazem pensar ao mesmo tempo no Oriente e na Renascença Veneziana. Grandes balcões envidraçados e salientes dão às ruas um perfil pitoresco. De ambos os lados erguem-se casas enormes, de fisionomia altiva e impenetrável, longas arcadas misteriosas, terraços sucessivos, fragmentos de esculturas, detalhes admiráveis que parecem italianos pelo mistério e orientais pela fantasia. Todo aquele mundo pitoresco e bárbaro nos trazia à memória os seus cavaleiros brancos, altivos, trazendo a cruz vermelha ao peito.

Eça de Queiroz, 1869 (sobre Valletta)

 

A presença portuguesa em Malta ocorre no século XVIII, quando foi nomeado o primeiro grão-mestre português da Ordem de Malta,António Manoel de Vilhena (1672-1736) que revolucionou o urbanismo e a arquitectura desta Ilha. Em Valletta testemunharemos esta revolução nas ruas, nos edifícios, na toponímia, na língua na arte e cultura local.

O CNC propõe esta especial viagem do ciclo “Os portugueses ao encontro da sua História” onde irá conhecer melhor a influência e herança portuguesa em Malta, visitando Valletta, Mdina (ambas classificadas Património da Humanidade pela UNESCO) e Rabat, entre outros locais da Ilha. Não deixará de assistir a um dos concertos organizados dentro do programa de Valletta 2018 - Capital Europeia da Cultura.

                                                                           PROGRAMA - http://www.cnc.pt/artigo/4080

Caso deseje viajar connosco não hesite em contactar-nos por e-mail para hserra@cnc.pt ou por telefone para 213466722


ORGANIZAÇÃO:                                                   APOIO:

                              

 

Edição: 02 de setembro de 2018