Projetos Web

Além do seu site institucional, o Centro Nacional de Cultura tem a propriedade, gestão técnica e cultural e a produção de conteúdos das seguintes plataformas online:


O portal e-Cultura constitui um êxito de assinalar, sobretudo tendo em conta que no final de 2018, ano do seu 14º aniversário, contava já com mais de 35 milhões de visitantes. 
A par da agenda cultural com cobertura nacional, destaca-se a base de dados do Património em Portugal e do Património de Tradição Portuguesa no Mundo, onde se inclui o módulo Teatros, exclusivamente dedicado aos teatros em Portugal e/ou de memória portuguesa, coordenado por Duarte Ivo Cruz.
www.e-cultura.pt


Aproveitando a experiência do projeto Festa no Chiado, desenvolvido durante 15 anos, o CNC redimensionou este projeto, através da criação de uma plataforma digital sobre o Património do Chiado. Mantendo as atividades mais emblemáticas da Festa no Chiado – visitas temáticas “Encontros à Esquina” e “Portas abertas” -, prepara-se também para divulgar permanentemente as atividades e recursos culturais do Chiado (agenda regular) e acrescentar conteúdos associados a este território cultural.
Ficará disponível durante o ano de 2019 e iniciar-se-á também a tradução dos conteúdos. Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
www.e-chiado.pt

Blogue RAIZ E UTOPIA

Em maio de 2008 o CNC iniciou a aventura de criar um blogue, de publicar de forma regular num espaço de encontro e de diálogo, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar.
Os autores que connosco colaboram:
– Guilherme d’Oliveira Martins, às segundas-feiras;
– Manuel S. Fonseca, às terças-feiras;
– Padre Anselmo Borges, às quartas-feiras de manhã;
– Ana Ruepp, às quartas-feiras à tarde;
– Teresa Bracinha Vieira, às quintas-feiras;
– Joaquim Miguel de Morgado Patrício, às sextas-feiras;
– Duarte Ivo Cruz, aos sábados;
– Camilo Martins de Oliveira, aos domingos.
Procuramos, assim, valorizar o blogue Raiz e Utopia, que prossegue o caminho da prestigiada revista fundada por António José Saraiva e dirigida por Helena Vaz da Silva, cujo título (como “O Tempo e o Modo”) é propriedade do Centro Nacional de Cultura.
https://e-cultura.blogs.sapo.pt/

Poems from the Portuguese

O CNC, em colaboração com a escritora Ana Hudson, lançou, mantém e difunde, desde 2011, o site www.poemsfromtheportuguese.org, com o objetivo de dar a conhecer a novos leitores, nomeadamente ao público anglo-saxónico, poetas portugueses contemporâneos, aqui traduzidos para a língua inglesa.
Conta já com uma vasta seleção de poemas da autoria de 59 poetas do século XXI.
www.poemsfromtheportuguese.org
 

O CNC recolhe regularmente a opinião de escritores estrangeiros sobre Lisboa, nomeadamente os que participam no Disquiet e os distinguidos com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto mais amplo sobre esta temática em Portugal.
https://www.e-cultura.sapo.pt/portugal-visto-por-escritores-estrangeiros/

Eduardo Lourenço

O CNC, com o apoio da Fundação EDP, está envolvido, desde 2008, no projeto de inventariação e catalogação do acervo de Eduardo Lourenço na Biblioteca Nacional de Portugal e coordena o site oficial de Eduardo Lourenço.  Desde 2017, coordena também o projeto de edição das suas Obras Completas, com o apoio da Fundação CalousteGulbenkian.
www.eduardolourenco.com

António Alçada Baptista

O CNC criou e mantém este espaço dedicado à vida e obra do escritor que foi dirigente do Centro Nacional de Cultura e criador da Revista O Tempo e o Modo.
www.antonioalcadabaptista.org

Gonçalo Ribeiro Telles

Encontra-se em construção o desenvolvimento do site dedicado ao sócio nº 1, fundador do CNC e ainda atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Brevemente em www.goncaloribeirotelles.pt

Caminhos de Fátima

Encontra-se em construção o novo site dos Caminhos de Fátima, no âmbito da candidatura ao Programa Valorizar, promovido pelo Turismo de Portugal.
Brevemente em www.caminhosdefatima.org

Subscreva a nossa newsletter