Conferências, Debates, Encontros

Disquiet – Programa Literário Internacional
O CNC realiza o projeto “DISQUIET – Internacional Literary Program”, em colaboração com a DZANK BOOKS (USA), trazendo a Lisboa um grupo de cerca de uma centena de escritores norte-americanos para uma Universidade de Verão.
Um programa que inclui sessões temáticas diárias com personalidades da cultura lusófona. Muitas das sessões são também abertas ao público em geral. Alguns dos participantes integram, posteriormente, uma residência literária que lhes proporciona a ocasião de escrever, desfrutando da experiência do programa das semanas anteriores.
Próxima edição: 20 de junho a 2 de julho de 2021.


Educação Artística
O CNC associa-se uma vez mais ao Clube UNESCO de Educação Artística e promove mais uma série de conferências do ciclo “Educação Artística: uma prioridade”.


Jornal Falado
Sessões regulares no CNC sobre a atualidade nacional e internacional, com a participação de convidados especiais.


Ciclo Jantares-Debate “Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania?”
Prossegue o ciclo de jantares-debate, realizado pelo Centro Nacional de Cultura em parceria com o Clube Português de Imprensa e o Grémio Literário.


Ciclo Literatura e Humanidades / Dias Literários CCB
Os Dias Literários propõem uma reflexão sobre figuras ímpares da literatura portuguesa, o aprofundar do conhecimento sobre o seu legado e a importância que a sua obra reveste para o pensamento contemporâneo e o desenvolvimento da identidade do país e dos seus cidadãos.
Prosseguindo a colaboração com o Centro Cultural de Belém, o CNC organizará Dias Literários dedicados a escritores de referência na Cultura Portuguesa.


Ciclo de debates “Conferências do Chiado”
O Centro Nacional de Cultura e o Cidsenior – Movimento para a Cidadania Sénior organizam conjuntamente um fórum de discussão e reflexão sobre as grandes questões da atualidade, com a presença de reconhecidas personalidades nacionais, de vários ramos da vida política, económica e cultural.
A inspiração veio das célebres Conferências Democráticas no Casino Lisbonense de 1871, ao Chiado, em Lisboa.


Festival Bibliotecando
O CNC associa-se uma vez mais ao festival Bibliotecando em Tomar, numa organização conjunta com o Agrupamento de Escolas Templários, a Câmara Municipal de Tomar, o Centro de Formação ‘’Os Templários’’, o Instituto Politécnico de Tomar e a Rede de Bibliotecas Escolares. Este evento anual é um espaço de discussão e aprendizagem em torno da importância das bibliotecas enquanto agente de conhecimento e saberes.
Site oficial

Subscreva a nossa newsletter