Projetos especiais

CENTENÁRIO DE SOPHIA DE MELLO BREYNER  ANDRESEN

A vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2004) são exemplares no exato sentido que ela deu a esta palavra quando a pôs no título dos seus Contos Exemplares. No Centenário do seu nascimento, comemorar Sophia é comemorá-la, lembrá-la em comum. E é celebrar essa funda e desassombrada exaltação da vida, essa aguda e universal consciência do mundo de que a sua poesia dá testemunho para sempre.

A Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, sedeada no Centro Nacional de Cultura, a que ela esteve tão ligada, propõe um programa vivo e vasto, ambicioso e atualizado, em que se inscrevem e refletem todas as faces do rosto ao mesmo tempo uno e multiplicado de Sophia.

Site: www.centenariodesophia.com

Apoio à coordenação: Ministério da Cultura

ESPÓLIO DE EDUARDO LOURENÇO, SITE OFICIAL E OBRAS COMPLETAS DESTE AUTOR

O Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Fundação EDP, está envolvido, desde 2008, no projeto de inventariação e catalogação do espólio de Eduardo Lourenço, na Biblioteca Nacional de Portugal e coordena o site www.eduardolourenco.com.

Desde 2017, passou igualmente a coordenar o projeto das suas Obras Completas, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

POEMS FROM THE PORTUGUESE

O CNC, em colaboração com Ana Hudson, lançou e mantém desde 2011, o site www.poemsfromtheportuguese.org, com o objetivo de dar a conhecer a novos leitores, nomeadamente ao público anglo-saxónico, poetas portugueses traduzidos para a língua inglesa. Atualmente, conta com 59 poetas que publicaram poesia no século XXI.

PRÉMIO EUROPEU HELENA VAZ DA SILVA PARA A DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Prémio de consagração, anual (desde 2013), promovido pelo Centro Nacional de Cultura com a colaboração da Europa Nostra com o objetivo de reconhecer e premiar a excelência de trabalhos na área da Cultura e do Património, promovendo a criação jornalística e incentivando a uma melhor qualidade no tratamento de informação cultural, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural contribui para uma cidadania mais ativa, informada e responsável. As candidaturas são apreciadas e selecionadas por um júri internacional.

Receberam este prémio: 2013 Claudio Magris; 2014 Orhan Pamuk; 2015 Jordi Savall; 2016 Jean Plantureux e Eduardo Lourenço, ex aequo; 2017 Wim Wenders; 2018 Bettany Hughes.
Entrega do prémio 2019: 4º trimestre (data a anunciar)

Este projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Turismo de Portugal e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

PORTUGAL VISTO POR ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS

O Centro Nacional de Cultura recolhe a opinião de escritores estrangeiros sobre Lisboa, nomeadamente os que participam no Disquiet e os distinguidos com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto mais amplo sobre esta temática em Portugal.

SER ARTISTA EM PORTUGAL

Ser Artista em Portugal é um projeto que visa promover um ciclo de conversas sobre arte em escolas com estudantes do terceiro ciclo, antes do momento da escolha das áreas de preferência, no secundário. 

Organizado pelo Centro Nacional de Cultura, com o apoio da revista Egoísta, conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares.

Os intervenientes/convidados destas conversas, que terão lugar ao longo do ano, são artistas tão distintos como escritores, cineastas, músicos, artistas plásticos, bailarinos, coreógrafos, atores ou encenadores, que irão mostrar o seu trabalho, falar do seu percurso, promover a ideia de que alguém que opte pela via artística tem um percurso possível que pode ser de sucesso.

Subscreva a nossa newsletter