Os Portugueses ao Encontro da sua História

Viagem “De Sirião ao Sião”

29 de agosto a 9 de setembro 2015
Guias: Prof. Luís Filipe Thomaz e Prof.ª Maria Calado

O Centro Nacional de Cultura celebra em 2015 os 30 anos do ciclo de viagens “Os portugueses ao encontro da sua História”. Helena Vaz da Silva foi a criadora deste projeto com o objetivo de “trazer o nosso passado para o nosso presente”.

Neste ano, propomos o encontro com terras do Sirião, Arracão e Sião, viajando para Myanmar e Tailândia.

Iniciaremos o percurso em Rangum, para aqui testemunhar o legado português na aldeia de Thanlyin (onde se instalou o proclamado Rei do Pegu Filipe de Brito e Nicote no séc. XVII) e nos locais do forte e da igreja portuguesa que conservam os túmulos de dois missionários. Visitaremos também locais do património birmanês como o centro histórico de Rangum, o Museu Nacional ou pagode de Shwedagon Paya.

No norte da Birmânia, iremos até a atual Mrauk – u (Arracão) para conhecer o pagode de Shittaung, o bairro de Daingrihpet e os vestígios da igreja construída pelo Frei Manrique, o Museu de Rakhine, o Palácio Real e o Museu Arqueológico.

Seguiremos viagem até Mandalay, antes de entrar na Tailândia. Aí ficaremos instalados em Banguecoque para visitar o edifício da Embaixada de Portugal, a primeira representação diplomática em Banguecoque, construído em terreno oferecido a Portugal pelo reino tailandês em 1820.

Percorreremos também o Bairro de Santa Cruz onde, após a destruição de Ayutthaya, se instalou a comunidade cristã e onde persistem património e tradições ligadas à cultura portuguesa.

Para terminar a viagem, tal como faziam os antigos comerciantes portugueses da feitoria do Sião, navegaremos rio acima até Ayutthaya (Património classificado pela UNESCO), para conhecer a antiga capital e o bairro português, Ban Portuguet, onde se destacam o campo e a igreja de São Domingos.

>> Programa

>> Crónicas de Viagem

Organização: Centro Nacional de Cultura

Parceria: CEPCEP, Univ. Católica

Apoios: Governo de Portugal, Fundação EDP

Subscreva a nossa newsletter