Os Portugueses ao Encontro da sua História

Viagem ao Japão

27 de novembro a 8 de dezembro de 2010
Guia: Dr. Camilo Martins de Oliveira

Em 2010 comemoram-se os 150 anos do tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão. Será este o destino do Ciclo “Os portugueses ao encontro da sua História”, com partida em 27 de novembro e regresso em 8 de dezembro.

Para te falar do Japão, dir-te-ei que, pelo que ora conheço, acho-o lindo, encantador. Aqui passaria feliz o resto dos meus dias. Veremos o resto, Kobe e Yokohama que, ainda devemos visitar. Que linda vegetação! Que adoráveis passeios! Que gente tão agradável! Que mulheres tão simpáticas! Terra para gente nova, feliz e endinheirada, esta Nagasaki. Os costumes são dos mais estranhos: quando se entra em casa, deixam-se os sapatos à porta; nas casas não há mobília, e só esteiras sobre que a gente se senta…
(in Cartas Íntimas, de Venceslau de Morais)

A memória da presença portuguesa no Japão permaneceu sobretudo no Kyushu e no Kansai. Aí ainda podemos visitar sítios e monumentos que encontramos descritos em textos de portugueses e jesuítas dos séculos XVI – XVII, e ver o que eles viram, além dos poucos testemunhos ainda existentes da sua estada ali.

Assim, o nosso percurso no Japão está ligado à lembrança desse tempo histórico (a que acrescentamos a de Wenceslau de Moraes em Kobe) e pela sua circunscrição geográfica.

>> Programa

Crónicas de Viagem
Regressados da nossa embaixada cultural ao Japão, neste ano em que se celebram os 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre os nossos países, publicamos aqui as crónicas de viagem emitidas durante a nossa estadia no Japão, na Rádio Renascença.
Este ano, contámos com a colaboração do Pe. José Tolentino de Mendonça que se juntou a Dr. Guilherme d’Oliveira Martins como cronista de viagem.

Crónica I, por Guilherme d’Oliveira Martins

Crónica II, por Pe. José Tolentino de Mendonça

Crónica III, por Guilherme d’Oliveira Martins

Crónica IV, por Pe. José Tolentino de Mendonça

Registos fotográficos

Subscreva a nossa newsletter