Destaque

Anunciados os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2024

Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, anunciaram os vencedores de 2024 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra, co-financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Este ano, os prémios mais prestigiados da Europa para o património foram atribuídos a 26 vencedores de 18 países de todo o continente (ver abaixo a lista de laureados).

Os Prémios de 2024 contam com um impressionante leque de vencedores nas suas cinco categorias, de que são exemplo um projeto de renovação único liderado por antigos mineiros na Polónia;  um projeto de investigação inovador no domínio da IA para melhorar o acesso ao património jornalístico da Europa; um programa de formação bem sucedido que revitaliza o artesanato tradicional para responder às necessidades da construção contemporânea na Grécia;  um esforço visionário, conduzido pela comunidade, de recuperação do património urbano em Gante, na Bélgica; uma associação da sociedade civil que há mais de 70 anos sensibiliza para a importância do património cultural da cidade de Dubrovnik, na Croácia, considerada Património Mundial.

Os vencedores deste ano exemplificam o dinamismo, a diversidade e a inovação demonstrados em toda a Europa nos esforços para salvaguardar e promover o nosso património.

Os vencedores foram selecionados pelo Júri dos Prémios, composto por 12 peritos em património oriundos de toda a Europa, após a avaliação das candidaturas pelos Comités de Seleção. Foi submetido um total de 206 candidaturas elegíveis para os prémios deste ano, tanto por organizações como por pessoas a título individual, de 38 países europeus.

Iliana Ivanova, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: “O nosso património cultural é o nosso tesouro coletivo, uma ponte que liga o nosso passado, presente e futuro. Ocupa um lugar especial nos nossos corações e na nossa vida quotidiana, fomentando um sentimento de pertença e de identidade. Os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra destacam o papel crucial de projetos exemplares e de indivíduos dedicados à preservação e promoção do nosso património. Felicito calorosamente os vencedores deste ano pelas suas extraordinárias realizações.”

Cecilia Bartoli, cantora lírica de renome mundial e presidente da Europa Nostra, declarou: “Os meus sinceros parabéns aos vencedores deste ano dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra pelo seu merecido reconhecimento. Ao homenagear estes fantásticos projetos criativos, demonstramos também o nosso grande empenho em proteger o nosso património cultural comum, que é vital para a construção de uma Europa mais unida, sustentável e bela. Que os seus exemplos inspiradores possam ser seguidos por muitos cidadãos – profissionais, voluntários e amantes do património -, organizações públicas e empresas privadas em todo o nosso continente e não só.”

Os vencedores serão homenageados na Cerimónia Europeia de Entrega dos Prémios, que terá lugar no dia 7 de outubro, no Ateneu Romeno, a mais prestigiada sala de concertos de Bucareste, na Roménia, que recebeu recentemente a Marca do Património Europeu como reconhecimento da sua importância europeia. O evento será co-organizado pela Comissária Europeia Iliana Ivanova e pelo Presidente Executivo da Europa Nostra, Hermann Parzinger. Durante a cerimónia, serão anunciados os vencedores do Grande Prémio e do Prémio “Escolha do Público”, escolhidos entre os premiados deste ano, que terão direito a receber 10.000 euros cada. A cerimónia será um dos pontos altos da Cimeira Europeia do Património Cultural 2024, que terá lugar de 6 a 8 de outubro em Bucareste. A Cimeira, co-financiada pela União Europeia, é organizada pela Europa Nostra em estreita cooperação com organizações e parceiros do património, tanto públicos como privados, na Roménia.

Os apoiantes e entusiastas do património são agora encorajados a descobrir os projetos vencedores e a votar online para decidir quem será o vencedor do Prémio “Escolha do Público” 2024, com direito a receber um prémio monetário de 10 000 euros. Pode votar até dia 22 de setembro.

Estes são os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2024 em cinco categorias:

Conservação e adaptação a novos usos

Edifício Royale Belge, Bruxelas, BÉLGICA
Este edifício modernista, concluído em 1970 como sede da companhia de seguros Royale Belge, integra atualmente uma mistura de utilizações, incluindo instalações para conferências, escritórios, espaços de co-working, um health club e um hotel. O seu projeto de reabilitação é de uma escala e qualidade notáveis e revela um forte compromisso com a sustentabilidade.

Casa Schulenburg, Gera, ALEMANHA
A Casa Schulenburg foi construída em 1914 por Henry van de Velde. O seu projeto de restauro é um exemplo brilhante de conservação da arquitetura do século XX. Ambiciosamente abrangente, considerou meticulosamente os materiais e manteve a coerência com a estética do edifício, abrangendo os interiores, o mobiliário e o jardim.

Mina Histórica de Ignacy, Rybnik, POLÓNIA
Trata-se de um projeto de renovação único no local de uma antiga mina de carvão, uma das mais antigas da Polónia, fundada em 1792. Graças aos esforços conjuntos dos antigos mineiros, da cidade de Rybnik, do Estado polaco e dos fundos da UE, o complexo foi salvo e adaptado a novas funções como centro cultural e recreativo. Serve de exemplo inspirador para outras minas de carvão na Europa que estão a ser encerradas.

Igreja Saxónica em Alma Vii, ROMÉNIA
Este projeto restaurou um marco cultural que simboliza séculos de história e artesanato na pitoresca aldeia de Alma Vii, na Transilvânia. O restauro abrangente não só preservou a integridade arquitetónica e histórica da igreja, como também capacitou a comunidade local e promoveu o desenvolvimento do turismo sustentável.

Igreja de São Miguel, Cluj-Napoca, ROMÉNIA
Situada no vibrante centro da cidade, a Igreja de São Miguel é uma joia da arquitetura gótica europeia. A igreja embarcou numa extensa jornada de restauro de 2016 a 2022. Para além dos meros reforços estruturais e da renovação da fachada, o projeto incluiu também a remodelação dos interiores e melhorias modernas.

Poços de Neve, Serra Espuña, ESPANHA
Datados do século XVI, estes poços serviam como fábricas de gelo, armazenando a neve do inverno para a produção de gelo no verão. Dois dos mais importantes poços de neve da Serra Espuña foram totalmente restaurados como parte de um esforço mais alargado para conservar o seu rico legado cultural para as gerações futuras.

Pesquisa 

NewsEye: Um Investigador Digital para Jornais Históricos, ÁUSTRIA/FINLÂNDIA/FRANÇA/ALEMANHA
Este projeto de investigação inovador melhora o acesso à imprensa europeia antiga (1850 a 1950). Utilizando 15 milhões de páginas digitalizadas pelas bibliotecas nacionais da Áustria, Finlândia e França, desenvolveu ferramentas automáticas de reconhecimento de caracteres, análise da estrutura dos jornais e processamento de conteúdos multilingues, com base na inteligência artificial.

Educação, formação e competências

Centro Cultural Teryan, Erevan, ARMÉNIA
Desde 2002, o Centro Cultural Teryan tem-se empenhado no estudo e na preservação da cultura arménia e de Artsakh. Na sequência do conflito armado no Nagorno-Karabakh em 2020, o Centro proporcionou uma vasta gama de atividades de formação para ajudar as pessoas deslocadas a adaptarem-se às suas novas vidas na Arménia.

Boulouki – Workshop Itinerante sobre Construção Tradicional, GRÉCIA
Boulouki é um coletivo versátil de arquitetos, engenheiros e profissionais do património dedicados à revitalização do artesanato tradicional para as necessidades da construção contemporânea. A sua abordagem é itinerante, viajando por toda a Grécia, para realizar workshops de formação que se inspiram e respondem às características de cada local.

Esquema de Edifícios Agrícolas Tradicionais, IRLANDA
O principal objetivo deste regime nacional é ajudar os agricultores a reconhecer o valor cultural dos edifícios agrícolas tradicionais. Os participantes são apoiados na aquisição de competências que lhes permitam realizar reparações para devolver os edifícios ao uso funcional da quinta. Mais de 1.000 edifícios foram reparados desde a criação do esquema em 2008.

Modelo de Revitalização da Associação de Artesãos Serfenta Crafts, Cieszyn, POLÓNIA
Concebido e implementado pela Associação Serfenta, este modelo foi criado ao longo de 15 anos, tendo atividade principal a arte da cestaria. Em colaboração com artesãos, designers e pessoas de todas as idades e origens da Polónia e de outros países europeus, a equipa da Serfenta testou novas formas de transmitir com êxito este património.

Escola de Carpintaria Branca, Narros del Castillo, ESPANHA
Fundado em 2014, este é o único centro de formação no mundo dedicado exclusivamente ao ensino da carpintaria branca. A carpintaria branca é uma técnica que, desde o século XIII até ao século XVIII, permitiu a construção das asnas de telhado e dos tetos em caixotões de madeira que estão presentes em milhares de edifícios em Espanha.

Envolvimento e sensibilização dos cidadãos

O Quilómetro Quadrado, Gante, BÉLGICA
Nos últimos cinco anos, uma “historiadora residente” tem percorrido as mais diversas zonas de Gante. Por “quilómetro quadrado”, convidou os habitantes locais a revelar “histórias escondidas”. Cada residência culmina numa exposição no Museu da Cidade de Gante STAM e em numerosos guias do património, onde a narração é moldada pelos habitantes locais.

O Silêncio que Derrubou o Monumento, Kamenska, CROÁCIA
O monumento anti-fascista “Monumento à Vitória do Povo da Eslavónia”, em Kamenska, criado pelo famoso artista Vojin Bakic entre 1958 e 1968, foi destruído em 1992, durante as guerras da década de 1990 na antiga Jugoslávia. Este projeto ressuscitou o monumento através da tecnologia de Realidade Aumentada, uma abordagem pioneira no domínio da conservação do património.

Preservação dos Salões Comunitários para Atividades da Sociedade Civil Local, FINLÂNDIA
Este projeto é um modelo em que os subsídios estatais para reparações e renovações sustentáveis de pavilhões comunitários são atribuídos a associações locais através de uma ONG. O modelo é inovador devido ao forte papel do envolvimento dos cidadãos a vários níveis na preservação dos pavilhões comunitários, uma parte essencial do património finlandês.

Associação dos Castelos Fortificados da Alsácia, FRANÇA
Na região francesa da Alsácia há mais de uma centena de ruínas de castelos na vertente alsaciana dos Vosges. O objetivo da Associação Castelos Fortificados da Alsácia, criada em 2013, é sublinhar a importância deste património notável através de uma série de iniciativas diferentes, como o Percurso dos Castelos Fortificados da Alsácia.

Reabilitação da Torre Tsiskarauli pelos cidadãos, Akhieli, GEÓRGIA
Ao longo de três anos, 46 cidadãos georgianos e internacionais trabalharam com peritos técnicos e artesãos tradicionais para restaurar a Torre Tsiskarauli. O projeto chamou a atenção para a comunidade remota de Khevsureti e sensibilizou para o valor do património georgiano dentro do património europeu.

Festival Internacional de Teatro Clássico para Jovens, Siracusa, ITÁLIA
Desde 1991, mais de 50.000 jovens estudantes de todo o mundo reuniram-se no Teatro Grego de Akrai para reinterpretar textos clássicos gregos e romanos. Este festival anual celebra a rica herança clássica da Europa, ao mesmo tempo que avança corajosamente para o futuro. A dedicação do festival à educação e à inclusão é exemplar.

Fundação para a Conservação do Património Histórico de Ockenburgh, Haia, PAÍSES BAIXOS
Esta fundação representa mais de 150 voluntários locais que passaram uma década a trabalhar para renovar a propriedade de Ockenburgh, fundada em Haia em 1654. Os voluntários continuam a desempenhar um papel importante em Ockenburgh, mantendo a casa e os seus jardins e organizando diversos eventos culturais ao longo do ano.

Campeões do Património

Sociedade dos Amigos das Antiguidades de Dubrovnik, CROÁCIA
Desde 1952, esta associação da sociedade civil tem financiado e concluído projetos de investigação e conservação dos monumentos de Dubrovnik, incluindo as muralhas da cidade. A Sociedade esteve intimamente envolvida na inclusão da Cidade Velha de Dubrovnik na Lista do Património Mundial da UNESCO em 1979. Desde então, tem desempenhado um papel vital na garantia da salvaguarda e valorização deste sítio excecional. 

Else “Sprossa” Rønnevig, Lillesand, NORUEGA
Ao longo de cinco décadas, Else “Sprossa” Rønnevig liderou o salvamento de janelas antigas, impediu a substituição de janelas históricas valiosas e estabeleceu regulamentos mais claros para a sua proteção, transformando a abordagem da Noruega à preservação cultural.

Piotr Gerber, Wroclaw, POLÓNIA
Piotr Gerber dedicou a sua vida à proteção do património pós-industrial. Tanto na Polónia como no estrangeiro, tem desempenhado um papel influente na sensibilização e compreensão do público para a importância do desenvolvimento técnico e tecnológico.

Prémios Europa Nostra 2024 para projetos notáveis no Reino Unido

Quatro dos vencedores deste ano são do Reino Unido, o país com o maior número de prémios em 2024. Uma vez que o Reino Unido não é signatário do programa Europa Criativa da União Europeia, estes vencedores receberão os Prémios Europa Nostra. Este facto reflete a extraordinária e vasta gama de excelência no domínio do património no Reino Unido, bem como o compromisso da Europa Nostra de reconhecer a excelência em todos os países do Conselho da Europa.

Estes são os quatro vencedores dos Prémios Europa Nostra 2024 do Reino Unido:

Tapeçarias Gideon, Hardwick Hall (categoria Conservação e adaptação a novos usos)
As Tapeçarias Gideon são um documento único da produção de tapeçaria flamenga e do gosto inglês no século XVI, e são o maior conjunto de tapeçarias que ainda existe na Grã-Bretanha. Este projeto de 24 anos, realizado à mão utilizando técnicas tradicionais de costura e pesponto, exemplifica o empenho do National Trust na preservação.

Shrewsbury Flaxmill Maltings, Shrewsbury (categoria Conservação e adaptação a novos usos)
Shrewsbury Flaxmill Maltings tem sido referido como o “avô dos arranha-céus”. Quando foi construído em 1797, foi o primeiro edifício do mundo com estrutura de ferro, uma nova tecnologia que abriu caminho para as estruturas atuais. O edifício icónico foi trazido de volta à vida como um espaço de trabalho adaptável, um destino de lazer e um centro de empresas sociais.

Westminster Hall, Londres (categoria Conservação e adaptação a novos usos)
Edifício classificado como Grau I dentro de um Património Mundial, o Westminster Hall é um dos maiores salões medievais da Europa. Este projeto de ponta, com a duração de 10 anos, conservou o telhado e a alvenaria medievais, melhorou o Hall como local de eventos futuros e criou uma entrada principal para os visitantes do Palácio de Westminster.

Marcus Binney CBE, OBE Hon FRIBA FSA (categoria Campeões do Património)
Há mais de 50 anos que Marcus Binney tem sido uma força orientadora na sensibilização do público para o património cultural da Europa. A sua influência de grande alcance e a sua liderança inspiradora revolucionaram a proteção e a conservação do património no Reino Unido e noutros países da Europa e não só.

Duas décadas a demonstrar a excelência na área do património na Europa

Os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido geridos pela Europa Nostra desde então. Durante 22 anos, os Prémios têm sido uma ferramenta fundamental para promover os múltiplos valores do património cultural e natural para a sociedade, a economia e o ambiente da Europa.

Os Prémios destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos e unem os atores do património através de redes mais amplas. Os Prémios trazem grandes benefícios aos vencedores, tais como uma maior exposição (inter)nacional, financiamento subsequente e um maior número de visitantes. Além disso, promovem um maior cuidado com o património entre os cidadãos europeus. Para mais factos e números sobre os Prémios, visite o site oficial.

O convite à apresentação de candidaturas para a edição de 2025 dos prémios será aberto no outono de 2024. Inscreva-se na newsletter para receber o convite assim que for lançado ou visite www.europeanheritageawards.eu/apply para mais informações.

Sobre a Europa Nostra

Europa Nostra é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa. É a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrangendo mais de 40 países na Europa, a Europa Nostra é reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa, colaborando com a União Europeia, o Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais. Fundada em 1963, a Europa Nostra celebrou o seu 60º aniversário no ano passado. Em Portugal é representada pelo Centro Nacional de Cultura.

A Europa Nostra faz campanhas para salvar os monumentos, sítios e paisagens ameaçados da Europa, em particular através do Programa “Os 7 mais ameaçados”. Celebra e divulga a excelência através dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra. A Europa Nostra contribui ativamente para a definição e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através de um diálogo estruturado com as Instituições Europeias e a coordenação da Aliança do Património Europeu.

A Europa Nostra lidera o consórcio europeu selecionado pela Comissão Europeia para gerir o projeto-piloto Hub Europeu do Património, do qual o Centro Nacional de Cultura é parceiro. A Europa Nostra é também parceira oficial da iniciativa Nova Bauhaus europeia desenvolvida pela Comissão Europeia e é Regional Co-Chair para a Europa do Climate Heritage Network.

Sobre a Europa Criativa

Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo capacitando-os de forma a aumentar a sua contribuição para a economia e a sociedade. Com um orçamento de 2,4 mil milhões de euros para o período 2021-2027, o programa apoia organizações que atuam nos domínios do património, das artes cénicas, do cinema, da música e da televisão, entre outros, bem como dezenas de milhares de artistas e profissionais da cultura e do audiovisual. 

Subscreva a nossa newsletter