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UMA PEÇA DO MNAA POR SEMANA

O CNC e o Museu Nacional de Arte Antiga divulgam aqui algumas das suas peças mais significativas.

O Centro Nacional de Cultura (CNC) e o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) levam a efeito, desde 2006, uma iniciativa comum de divulgação das peças mais significativas do primeiro Museu português. Deste modo, queremos promover o melhor conhecimento do nosso património cultural, incentivando a visita aos nossos Museus, e em especial ao Museu Nacional de Arte Antiga.


Além da divulgação no portal www.e-cultura.pt e no sítio www.cnc.pt, promoveremos ao longo do ano outras iniciativas que serão divulgadas nos nossos programas trimestrais. A memória cultural constitui um factor fundamental para a melhor compreensão da nossa identidade, vista como realidade aberta, na encruzilhada entre a herança e a criação, entre a tradição e a inovação.


Agradecemos à Direcção do MNAA e à sua equipa a oportunidade que nos dá de melhor conhecermos um acervo tão rico e fundamental para a compreensão do que somos como povo e como cultura.



Uma Peça do Museu Nacional de Arte Antiga
Semana de 19 a 26 de Janeiro 
de 2010

Virgem com o Menino


Virgem com o Menino
Hans Memling (c. 1430/40 – 1494)
c. 1485
Óleo sobre madeira de carvalho
Prov. Convento de Jesus, Setúbal
Inv. 1065 Pint


Tendo por fundo uma bela paisagem plana e verdejante, a Virgem apresenta-se sob um arco moldurado e o Menino repousa sobre um tapete oriental disposto num parapeito. A pintura cria assim um efeito plástico de “janela” e de ligação entre o domínio sagrado da representação e o espaço profano do observador. O significado dos serenos gestos em torno de uma maçã, fruto que o Menino toma para si da mão esquerda da Virgem, significa a assunção dos pecados do mundo por Jesus e o papel intercessor de Maria nesse desígnio de redenção.

Única pintura em Portugal do grande mestre de Bruges, pode tratar-se do painel de um díptico em que, à direita, figuraria a imagem do doador em atitude de veneração, segundo uma tipologia muito em voga na pintura religiosa flamenga dos finais do século XV e que o próprio Memling adoptou numa das suas obras mais célebres, o díptico de Maarten van Nieuwenhoe (Bruges, Sint-Janshospital), onde a representação da Virgem com o Menino é aliás muito semelhante à deste painel.

A proveniência da peça — o Convento de clarissas de Setúbal, fundado em 1489 por D. Justa Rodrigues, ama do rei D. Manuel — abre a possibilidade de a pintura ter sido uma das peças oferecidas pelo imperador Maximiliano da Alemanha a sua prima D. Leonor (1458-1525), viúva do rei D. João II e irmã de D. Manuel.

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