Notícias

Hub Europeu do Património – Sessão de apresentação do projeto

No dia 27 de fevereiro, o Centro Nacional de Cultura, parceiro do Hub Europeu do Património, realizou uma reunião de apresentação do projeto em Lisboa, na sua sede.

Sessenta representantes de todo o país participaram na reunião, incluindo institutos públicos, municípios, universidades, centros de investigação, empresas privadas, fundações, associações da sociedade civil e profissionais comprometidos com o património, a cultura, o desenvolvimento social e o ambiente. Entre eles estiveram os três parceiros associados portugueses do projeto: a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Património Cultural, I.P.

Os participantes sublinharam o papel fundamental do Hub Europeu do Património, referiram a colaboração que puderam já prestar no âmbito do projeto e aprenderam como contribuir ainda mais para esta importante proposta financiada pela União Europeia, que reúne partes interessadas e iniciativas do património em toda a Europa para apoiar a transição para uma sociedade mais sustentável, digital e inclusiva.

Sneška Quaedvlieg-Mihailović, coordenadora do Projeto e Secretária-Geral da Europa Nostra, fez um discurso inspirador no início da reunião: “O projeto do Hub eleva o movimento do património cultural a um nível superior. É fundamental para convencer os líderes a todos os níveis de governação – do local ao global – da importância estratégica do património cultural. Juntos, podemos fazer uma grande diferença e construir, através do património cultural, uma Europa mais sustentável, inclusiva, democrática e pacífica”, afirmou. “O projeto Hub Europeu do Património deve trazer vantagens para todos. Enviem-nos as vossas ideias e desafiem-nos!”, concluiu. 

Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura, e Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e membro do Conselho Consultivo do projeto, também se dirigiram ao público destacando a importância de abraçar a natureza interdisciplinar e pan-europeia do Hub. 

Teresa Tamen, Diretora de Atividades do Centro Nacional de Cultura, apresentou o projeto nas suas principais dimensões – ambiental, digital e social – e incentivou os participantes a envolverem-se mais, juntando-se à Comunidade do Hub, aproveitando as oportunidades de formação que o projeto oferece ou ainda enviando conteúdos importantes para a Biblioteca do Património e para o Monitor de Políticas, duas ferramentas digitais que serão lançadas em breve no site www.europeanheritagehub.eu

Após a apresentação do projeto, tomou a palavra cada um dos sessenta participantes (nove dos quais aderiram online), demonstrando grande entusiasmo sobre como as suas organizações e eles próprios podem contribuir em termos concretos para o Hub Europeu do Património.

Subscreva a nossa newsletter