Celebra-se no próximo dia 25 de julho a festa litúrgica de Santiago Maior. Para comemorar a efeméride, a Igreja de Santiago de Lisboa irá realizar, durante a semana de 17 a 28 de julho, um conjunto de iniciativas que visam dar a conhecer à população lisboeta a mística associada ao culto do Apóstolo, bem como o Caminho de Peregrinação até Compostela.
Lisboa está desde há muito associada ao culto de Santiago. Ao longo dos séculos milhares de peregrinos têm partido da capital rumo a Compostela. Entre a multidão anónima muitos notáveis percorreram os cerca de 610 quilómetros até ao túmulo do Apóstolo. D. Sancho II, em 1244, foi o primeiro rei que partiu de Lisboa, a rainha Santa Isabel também aqui iniciou o Caminho em 1325 e, no auge dos Descobrimentos, D. Manuel I, o Venturoso, daqui rumou a Santiago no ano de 1502.
Hoje Lisboa volta a estar na rota das peregrinações santiaguistas, sendo aqui o ponto de partida escolhido por alguns milhares de peregrinos que iniciam o seu Caminho até à Galiza. Desde 1209, ano da sua fundação, que a Igreja de Santiago, em Lisboa, tem estado ligada ao Caminho e retoma a tradição de acolhimento aos peregrinos.
Este ano, la Fundación Camino Portugués de Santiago declarou oficialmente que a Igreja de Santiago passará a ser o ponto de bênção e de partida em Lisboa para todos os peregrinos do Caminho Português de Santiago. Aqui começa o caminho e, para o assinalar, será descerrada uma lápida comemorativa desta distinção no dia 27 de julho.
A Semana de Santiago, que agora se anuncia, vem dar a conhecer o património material e imaterial da Igreja e ajudar na divulgação da espiritualidade associada à peregrinação a Compostela. Para além das iniciativas de culto religioso, com destaque para a procissão, dia 27 de julho, a Semana de Santiago vai ser preenchida com música popular, um concerto de música erudita, colóquios e exposições. No ano passado, cerca de 2.000 pessoas assistiram às iniciativas da Semana de Santiago e a organização espera, para este ano, que ainda mais lisboetas venham associar-se ao culto do Apóstolo, estimando a presença de 3.000 pessoas.
A população lisboeta e todos quantos queiram participar nesta festa serão bem vindos.
Ultreya!
PROGRAMA DA SEMANA DE SANTIAGO
17 de julho – 4.ª feira
9h00 – Bênção de Partida de Peregrinos para o Caminho Português de Santiago (Lisboa – Santiago) – Grupo de Peregrinos de Esposende – Via Veteris
20 de julho – sábado
21h00-23h00 – Concerto de música erudita pelo Grupo Coral Stella Vitae
21 de julho – domingo
10h00-11h00 – Missa Solene acompanhada pelo Grupo dos Cavaquinhos da Casa do Concelho dos Arcos de Valdevez
15h30-19h30 – Festival MÚSICA NO CAMINHO (Parte 1) com exibição de Ranchos Folclóricos no palco do Jardim Júlio Castilho
Rancho Folclórico ” Os Minhotos da Ribeira da Lage”
Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra
Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa da Casa da Comarca de Arganil
Rancho Folclórico da Casa do Minho
22h00-23h30 – Festival MÚSICA NO CAMINHO (Parte 2) Folclore para todos
22 de julho – 2.ª feira
21h00-23h00 – Palestra na Capela de N. S. do Rosário “a Franca” pela Dr.ª Ana Carvalho Dias, diretora do Convento de Cristo em Tomar, com o título “Peregrinar. Santiago Maior e o Caminho”
23 de julho – 3.ª feira
21h00-23h00 – Palestra na Capela de N. S. do Rosário “a Franca” pelo Dr. Lourenço de Almeida, diretor do Centro Nacional de Cultura, com o título “Peregrinar… porquê? Porque gosto!”
25 de julho – Dia de Santiago – 5.ª feira
18h00-19h00 – Missa Solene em honra do Apóstolo Santiago acompanhada pelo Grupo Coral Ana e Nuno Cardoso
26 de julho – 6.ª feira
21h00-23h00 – Palestra na Capela de N. S. do Rosário “a Franca” pelo Dr. José António Falcão, diretor do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, com o título “O Renascimento do Caminho de Santiago no Alentejo Meridional”
27 de julho – sábado
17h00-18h00 – Missa Solene e bênção dos peregrinos presentes
18h00-19h00 – Procissão acompanhada por Grupo de Gaitas de Foles que percorrerá as ruas da Freguesia de Santiago
19h00 – Descerramento e inauguração da lápide “AQUI COMEÇA O CAMINHO” e da nova sinalética na cidade de Lisboa
20h00 – Queimada Galega no palco do Jardim Júlio Castilho, seguida de uma noite de Fados com Maria João Quadros e amigos
28 de julho – domingo
10h30h-15h30 – Caminhada de Santiago entre a Igreja de Santiago e o Parque das Nações
Sobre a Igreja de Santiago
Situada no Largo de Santiago, perto do Miradouro de Santa Luzia, em Lisboa, a Igreja de Santiago remonta a 1209, tendo sido importante local das rotas santiaguistas ao longo dos séculos. Detentora de importante património religioso, do qual se destaca o relicário do Apóstolo, o notável altar e retábulo da capela de Nossa Senhora a Franca do século XVII, duas imagens setecentistas de Santiago Peregrino bem como importante espólio bibliográfico, esta Igreja marca o início da peregrinação a Santiago de Compostela a partir da cidade de Lisboa, num trajeto por terra de mais de 600 quilómetros. Para mais informações consulte a página da Igreja na Wikipedia.
Sobre a Liga dos Amigos da Igreja de Santiago em Lisboa
A Liga de Amigos da Igreja de Santiago de Lisboa é um grupo de peregrinos portugueses, reunidos com o intuito de dinamizar e devolver a Igreja à tradição do Caminho de Santiago. Tem como objetivos a recuperação do património material e imaterial da Igreja e a utilização do espaço para a dinamização do Caminho Português a Santiago.
Sobre o Caminho de Santiago
São vários os itinerários portugueses até Santiago de Compostela. Um dos principais é o Caminho Central Português que parte de Lisboa para entrar na Galiza em Valença do Minho, num percurso de mais de 600 quilómetros. Parte da rede dos Caminhos de Santiago que se espalham por toda a Europa, é rico em história, cultura e espiritualidade. Este Caminho é também conhecido como o Caminho da Lírica. Desde a Idade Média que muitos peregrinos o percorrem a cada ano em busca das graças de Santiago. Desde 198, que faz parte do Primeiro Itinerário Cultural Europeu e atravessa algumas das mais belas povoações portuguesas.
Durante o ano de 2012, na Oficina de Peregrinaciones da Catedral de Santiago de Compostela, foram recebidos 192.500 peregrinos. 87,5% dos peregrinos chegou a pé, 14,2% em bicicleta e os restantes a cavalo. A maioria, 70,1%, fez o Caminho Francês e 13,3% o Caminho Português. Os restantes percorreram o Caminho do Norte (6,7%), a Via de la Plata (4,2%), o Caminho Primitivo (3,3%) e outros caminhos (2,4%).
Para mais informações consulte a página do facebook da Igreja de Santiago https://www.facebook.com/IgrejadeSantiagoLisboa, ou contacte a Liga de Amigos da Igreja de Santiago de Lisboa através do telefone 966 426 851 ou pelo e-mail lais.lisboa.portugal@gmail.com
Entrada Livre


