Destaque

Disquiet trouxe a Lisboa mais de uma centena de escritores norte-americanos

Lisboa recebeu cento e dez escritores norte-americanos para mais um programa Disquiet, organizado pelo Centro Nacional de Cultura em colaboração com a editora norte-americana independente Dzanc Books.

Parte destes escritores seguiu ainda para os Açores onde, logo a seguir ao programa de Lisboa, frequentaram uma semana de residência literária na cidade de Ponta Delgada, em São Miguel, entre 7 e 15 de julho.

A 9ª edição do DISQUIET, Programa Literário Internacional, lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, partindo do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultou num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participaram.

Centro Nacional de Cultura está associado a este projeto desde o seu início, em 2011, aceitando em 2019, pelo nono ano consecutivo, ser parceiro para a vinda de um grupo de 110 escritores norte-americanos a Portugal. Em Lisboa, os escritores participaram durante duas semanas numa Universidade de Verão, com frequência de workshops e sessões com personalidades da cultura lusófona, nomeadamente escritores. Entre elas, encontram-se nomes como Pedro Mexia, Teolinda Gersão, Dulce Maria Cardoso, Tatiana Faia, Isabela Figueiredo, José Luís Peixoto, Rui Vieira Nery, Afonso Reis Cabral, Jacinto Lucas Pires, Rui Cardoso Martins, Richard Zenith, Susana Moreira Marques e Patrícia Portela. 

Ampliando a experiência iniciada em 2017, será organizada, imediatamente após o programa de Lisboa, uma Residência Literária na ilha de São Miguel, nos Açores, intitulada (DIS)QUIET AÇORES, durante a qual alguns destes escritores terão oportunidade de conhecer, encontrar e escrever, aproveitando a experiência intensa que viveram durante o programa no continente e em contraponto com a mesma. No contexto desta Residência, embora seja dada prioridade ao tempo de escrita, serão promovidas sessões de leitura, não só dos escritores participantes na Residência, mas também de escritores açorianos.

O projeto tem como principais objetivos aprofundar o conhecimento entre escritores norte-americanos e lusófonos e divulgar a obra destes artistas para além das suas habituais fronteiras.

Mais de setecentos escritores norte-americanos participaram já nas passadas sete edições do programa.

Da parte dos EUA, destacam-se entre os cerca de 18 convidados que coordenaram os workshops e/ou participaram nas sessões previstas no programa Michael Cunningham, Jenny Offill, David Leavitt, Camille Bordas, Erica Dawson, Sally Wen Mao e Justin Torres.

As sessões em Lisboa tiveram lugar nas instalações do Centro Nacional de Cultura, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, na Fundação José Saramago, no Museu do Fado, no Grémio Literário, na Casa das Histórias – Paula Rego e nas Livrarias Ferin e Menina e Moça. 

Nos Açores, o grupo trabalhará no Jardim José do Canto e as sessões de leitura terão lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e na livraria SolMar.



Consulte o programa completo de Lisboa aqui.
Consulte o programa completo dos Açores aqui.

Subscreva a nossa newsletter