Notícias

Programa de Passeios de…

Programa de Passeios de Domingo a realizar no 1º trimestre de 2003

Passeios de Domingo
1º Trimestre 2003



Ciclo Orgãos de Soberania: Assembleia da República
Sábado, 25 de Janeiro


No inicio deste ano vamos retomar as visitas aos Orgãos de Soberania, começando pela Assembleia da República onde vamos poder ver, além do património edificado que constituía o antigo Convento, os novos edifícios recentemente construídos para albergar os serviços de apoio aos nossos representantes no Parlamento, acompanhados pelo novo Presidente daquele orgão de soberania, Dr. Mota Amaral.


Guia: Guilherme d Oliveira Martins
Horário: 10h
Duração: manhã
Limite: 50 pessoas
Local de Encontro: AR – Praça de S. Bento


 


Jardim Botânico da Politénica
Domingo, 26 de Janeiro


No momento em que se discute o eventual impacto das construções que se prevêem para o Parque Mayer no eco-sistema deste oásis da cidade de Lisboa, continuamos o ciclo que iniciámos no Jardim Botânico da Ajuda no trimestre anterior.
Contamos com a presença do grande especialista desta matéria, Director do Jardim durante algumas dezenas de anos, o Prof. Fernando Catarino.


Guia: Fernando Catarino
Horário: 10h
Duração: manhã
Limite: 50 pessoas
Local de encontro: Rua da Escola Politécnica, 58


 


Ciclo Cidadania : Hospital Júlio de Matos
Sábado, 01 de Fevereiro


Iniciamos o Ciclo Cidadania com uma visita a uma unidade de prestação de cuidados de saúde que podemos considerar especial. O primeiro projecto data de 1912; em 1933, o arquitecto Carlos Ramos deu aos edifícios a sua forma actual e é finalmente inaugurado a 2 de Abril de 1942. A renovação de alguns edifícios que levou à criação, nomeadamente, de uma Galeria de Arte, é um dos motivos que nos leva a re- visitar este Hospital.


Guia: Santinho Martins
Horário: 10h
Duração: manhã
Limite: 50 pessoas
Local de Encontro: Av. do Brasil, 53


 


Paixões e Sabores de Lisboa
Domingo, 02 de Fevereiro


Muitas foram as civilizações e as culturas que contribuíram para a criação da identidade cultural portuguesa. A gastronomia e as tradições citadinas são uma das formas mais completas de reconhecer essa identidade mas, sobretudo, de vivê-Ia com muito prazer.


Guia: Gabriela Carvalho
Horário: 15h30
Duração: tarde
Limite: 50 pessoas
Local de Encontro: Largo do Picadeiro, 10


 


Ciclo Teatros : A Barraca – Cinearte
Sábado, 08 de Fevereiro


Na continuação do ciclo de visitas às casas de teatro da nossa cidade vamos agora conhecer “A Barraca” que iniciou com A cidade dourada, em 1976, um já longo percurso no panorama do espectáculo português.
A Barraca comemorou em 2001 o seu 250 Aniversário, que foi assinalado também pela edição do Livro dos 25 anos da Barraca, que serve de pretexto para este passeio.


Guia: Maria do Céu Guerra
Horário: 10h
Duração: manhã
Limite: 50 pessoas
Local de Encontro: Largo de Santos, 2


 


Óbidos e Caldas da Rainha
Sábado, 09 de Fevereiro


Perdem-se na noite dos tempos os traços da época em que, crescendo nas margens da Lagoa, Óbidos serviu de lar a povos como os Certas, os Romanos, os Visigodos e os Árabes. Um dos palcos privilegiados na história, nas artes e nas letras deste país, outrora “prenda de rainhas” Óbidos é nos nossos dias uma autêntica jóia rara. Corria o ano de 1485 quando a rainha a D. Leonor, viajando para a Batalha, tropeçou num grupo de plebeus que se banhavam em águas quentes e enlameadas. Indagou sobre o motivo de tal aglomerado de banhistas. São águas milagrosas, esclareceram-na. E a rainha, que além de piedosa sofria de uma terrível doença de pele, quis também ela experimentar o milagre das águas. Conta a lenda que ficou curada, razão por que um ano depois mandou construir no local um edifício com fins terapêuticos. E assim nasciam as Caldas da Rainha. Acompanhados do Arquitecto Duarte Nuno Simões vamos, com certeza, ter uma olhar de uma nova perspectiva estas duas bonitas cidades.


Guia: Duarte Nuno Simões
Horário: 9h
Duração: Dia inteiro; transporte e almoço
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)


 


Porto – Um outro olhar sobre a cidade
Sábado, 15 de Fevereiro e
Domingo, 16 de Fevereiro


A cidade do Porto é a cidade burguesa por excelência. Esta cidade social emergente desenvolveu-se em grande medida a partir do séc. XVIII, acentuando-se a sua importância durante o séc. XIX. Nessa medida muitas colecções de arte se formam durante o final do séc. XVIII, séc. XIX e séc. XX.
Assim, visitaremos o espólio do primeiro Museu Nacional -Museu Soares dos Reis – recentemente reaberto e constituído na sua maioria a partir de uma colecção particular -a Colecção Allen. Outras casas foram transformadas em museus, nomeadamente o Palácio da Macieirinha (Museu Romântico) ou a Casa Tate, ou ainda a colecção da Casa-Museu de Guerra Junqueiro. Já do séc. XX, mas também instalado numa magnífica casa de gosto déco é a casa do Museu de Serralves.


Guia: Anísio Franco
Horário:7h45m (partida comboio- 8h04m)
Duração: Fim de Semana; transporte; hotel e três refeições
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Gare do Oriente (entrada Sul do lado do CC Vasco da Gama)


 


Ciclo Bibliotecas : Biblioteca Nacional
Sábado, 22 de Fevereiro


As funções actuais da Biblioteca Nacional são o resultado de uma evolução e da consequente adaptação às características de comunicação e informação da sociedade contemporânea. O principal objectivo desta Instituição é não só pôr ao serviço da vida intelectual e científica do país toda a memória cultural que constitui o seu acervo, como também projectá-la para o exterior, desempenhando assim um importante papel como difusora do conhecimento e impulsionadora da modernidade. Após a mudança de Director e iniciando o CNC um ciclo de visitas a Bibliotecas, faz todo o sentido iniciá-lo nesta Casa.


Guia: Biblioteca
Horário: 10h
Duração: manhã
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Campo Grande, 83


 


Lisboa Escondida – Campo Santana
Sábado, 8 de Março


O CNC propõe uma visita a uma dos mais espantosos conjuntos de praças que existem em Portugal,situado principalmente sobre a colina de Santana, local histórico do enforcamento dos patriotas portugueses em 1817. Trata-se do conjunto constituído pelo Campo Santana, Largos do Mastro e do Mitelo e Paço da Rainha. Junto a este conjunto situam-se vários palácios, e alguns conventos de que se destacam o dos Frades Capuchinhos (actual Hospital dos Capuchos) e o da Nossa Sra. da Encarnação. De entre os Palácios citem-se o Palácio Portugal (actual Instituto Superior de Serviço Social) e Palácio Pombeiro (actual Embaixada de Itália).


Guia: Duarte Nuno Simões
Horário: 10h30m
Duração: dia inteiro; almoço
Limite: 50 pessoas
Local de Encontro: em frente à Embaixada de Itália (Largo Conde Pombeiro)


 


Sardoal
Domingo, 9 de Março


A vila do Sardoal parece perdida no tempo. Isolada no meio das Serras guardou a sua essência e limites de uma antiga vila. Tornou-se famosa para a História da Arte a partir da descoberta de pinturas sobre tábua cujo autor, desconhecido, ganhou a designação do nome da terra: o Mestre do Sardoal. Mas não só destas pinturas se faz o encanto da vila. Os edifícios das Igrejas da Misericórdia e Matriz também merecem uma visita.


Guia: Anísio Franco
Horário: 9h
Duração: Dia inteiro; transporte e almoço
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)


 


Pelos Caminhos de Fátima: Monsanto (Alcanena)
Sábado, 15 de Março


Foi durante as investigações no “terreno” para produção do Guia “Caminho do Tejo” que o CNC descobriu a aldeia de Monsanto no concelho de Alcanena, importante tesouro que ainda mantém a sua originalidade, preservada no artesanato e gastronomia, que nos vai ser mostrado pela Presidente da respectiva Junta de Freguesia. Estando nas proximidades da Serra de Aire, não deixamos de visitar o Parque Natural da Serra d Aire e Candeeiros onde recentemente foi inaugurado o Jardim Jurássico com fetos gigantes e plantas características do período jurássico.


Guia: Lourenço de Almeida
Horário: 8h30
Duração: Dia inteiro; transporte e almoço
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)


 


Ciclo Avós e Netos : Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva
Domingo, 16 de Março


O Pavilhão do Conhecimento é um local privilegiado para que os Avós e Netos possam usufruir de uma experiência única e inesquecível. O objectivo é aprender, em conjunto, de uma forma divertida, lançar questões e desafios, encontrar explicações e, acima de tudo, descobrir o prazer de compreender a ciência de uma forma viva. É obrigatório tocar, sentir, explorar e entrar na aventura da descoberta. Para além do aspecto lúdico mais imediato e da curiosidade que é despertada para novas aprendizagens, as experiências vividas podem contribuir para o desenvolvimento para capacidades ou intuições, sobre as quais poderão vir a assentar futuros conhecimentos.


Guia: Museu
Horário: 11 horas
Duração: manhã
Limite: 50 pessoas
Local de Encontro: Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações


 


Alenquer
Sábado, 22 de Março


Alenquer, a vila das Rainhas, atraiu, pela protecção régia feminina, uma série de conventos e casas religiosas. Assim, Ordens como a dos Jerónimos (Convento do Mato), dos Arrábidos (da Carnota) e outras Igrejas de várias instituições (Igreja de S. Pedro, Convento de S. Francisco, Basílica de Meca), concentraram-se em torno da vila, completando o quadro encantador de que hoje podemos disfrutar quando se chega à Vila Presépio.


Guia: Anísio Franco
Horário: 9h
Duração: Dia Inteiro
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa -. Campo Grande, 25)


 


Alcobaça
Domingo, 23 de Março


Temos oportunidade de voltar a Alcobaça para descobrir os restauros recentemente efectuados no Mosteiro classificado como Património Mundial. Mas Alcobaça não é só o Mosteiro: de entre o variado património edificado e natural vamos tentar conhecer melhor esta terra onde a presença da Ordem de Cister foi motor de desenvolvimento a nível cultural, social e económico.


Guia: Anísio Franco
Horário: 9h
Duração: Dia inteiro; transporte e almoço
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)


 


Portalegre
Sábado, 29 de Março e Domingo, 30 de Março


Um passeio pelo Alto Alentejo é o que propomos para terminar este trimestre, onde, para além da cidade, dos tapetes e
da Casa-Museu José Régio, vamos ter oportunidade de visitar a Coudelaria d Alter que, numa época em que nas tradições da Corte a arte de montar a cavalo ocupava um lugar primordial, se tornou o grande fornecedor das montadas para os estábulos reais.


“Em Portalegre, cidade
Do Alto Alentejo, cercada
De serras, ventos, penhascos, oliveiras e
sobreiros
Morei numa casa velha,
À qual quis como se fora
Feita para eu Morar nela…(…)”

José Régio



Guia: Victor Wladimiro Ferreira e Câmara
Municipal de Portalegre
Horário: 8h30m
Duração: Fim de Semana; transporte; hotel
e três refeições
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)


 

Subscreva a nossa newsletter