Notícias

PROGRAMA DE ATIVIDADES 2014

SOBRE O CENTRO NACIONAL DE CULTURA
HISTÓRIA E ATIVIDADES


BREVE HISTORIAL E OBJETIVOS


Criado em 1945 como um “clube de intelectuais” para o debate de ideias, projeto de um grupo de monárquicos com o objetivo da “defesa de uma cultura livre”.
Evoluiu, ao longo dos anos 50 e 60 no sentido de criar um fórum democrático e, no final da década de 70, já depois do 25 de Abril de 1974, iniciou, sob o impulso da equipa liderada por Helena Vaz da Silva, uma nova fase com atividades muito variadas e dirigidas a um público diverso – os Passeios de Domingo, ciclos de viagens, cursos de formação e de divulgação, encontros internacionais e seminários, exposições, edições diversas, concursos literários e artísticos, prémios e bolsas, atividades infantis, prestação de serviços culturais a escolas, empresas e grupos estrangeiros de visita a Portugal.
O CNC tem como grandes objetivos a promoção, defesa e divulgação do património cultural português, incluindo o seu registo sistemático, a promoção do “turismo cultural”, baseado numa noção integrada de turismo, ambiente, património e itinerários culturais e a formação das jovens gerações num sentido de cidadania global.
A sua ação pode resumir-se como uma política de “pôr em contacto”, “articular”, “fazer acontecer”.
Inaugurou recentemente um núcleo no norte, instalado na cidade do Porto.


PROGRAMA DE ATIVIDADES 2014


PASSEIOS DE DOMINGO
Visitas de (re)descoberta do país. Aos fins-de-semana, mediante inscrição.
Consulte aqui o programa trimestral e a tabela de preços
Em Lisboa e no Porto


CURSOS LIVRES
Cursos curtos (8 a 12 sessões) ao fim da tarde sobre temas diversos das Artes, Ciências e Letras, orientados por nomes conhecidos dentro das áreas lecionadas. Preços reduzidos para jovens e seniores.
Consulte aqui o programa trimestral.
Em Lisboa e no Porto



CONFERÊNCIAS


Educação Artística – O CNC associa-se uma vez mais ao Clube UNESCO de Educação Artística e promove mais um ciclo de conferências. Abril – Dezembro.


Homenagem a Óscar Lopes – O Centro Cultural de Belém e o Centro Nacional de Cultura assinalam a importância do ensaísta e crítico literário
25 de maio


Homenagem a Armindo José Rodrigues – Em associação com o Centro Cultural de Belém, o CNC prestará homenagem ao poeta e tradutor.
19 de Outubro


Apoio: Secretaria de Estado da Cultura.


EDIÇÕES


Diário da Viagem a Malásia, Indonésia e Timor – Mais um diário de uma viagem do ciclo “Os portugueses ao encontro da sua história”. Com texto de Roberto Carneiro e desenhos de Soraya Vasconcelos, que acompanharam o grupo em 2011 nesta viagem a Malaca, Bali, Flores, Ambon, Ternate, Tidore, Dili e Baucau.
Edição Imprensa Nacional Casa da Moeda


Diário da Viagem ao Brasil – O relato da viagem do CNC de 2012 em banda desenhada, pelo cartoonista Nuno Saraiva e por Guilherme d’Oliveira Martins.


Associação para a Liberdade da Cultura – A CULTURA PROMOVE A LIBERDADE?* – A importância da Comissão Portuguesa para as Relações Culturais Europeias no final do Salazarismo e no Marcelismo, 1965-1974. A 21 de junho de 2005, na Fundação Luso Americana, falaram, por iniciativa do CNC, Guilherme d’Oliveira Martins, em nome do Centro, Roselyne Chenu, João Bénard da Costa e Nicolau Andresen Leitão. Dos antigos membros depuseram António Alçada Batista, João Salgueiro, Mário Murteira e Nuno Teotónio Pereira. Dos antigos contemplados José Medeiros Ferreira, José Pacheco Pereira e Manuel de Lucena.
Em 2014 publicar-se-á em livro a história do Comité português para o Congrès pour la  Liberté de la Culture – Comissão para as Relações Culturais Europeias 1965 – 1974.


Portugal e o Mundo: o Futuro do Passado – Pretende-se com esta colecção de guias relembrar e aprofundar as ligações históricas e culturais entre Portugal e as diversas regiões do mundo por onde passaram descobridores lusitanos, relatar de uma forma cuidada e precisa, leve e interessante o cruzamento entre povos bem distintos entre si, bem como “trilhar” de novo os itinerários deixados pelos portugueses e os europeus que se cruzaram por essas regiões.
Volumes já publicados: Indonésia, Timor, Marrocos, Brasil, Japão, De Cabo Verde a São Tomé, Índia e Golfo Pérsico.
Em 2014: América do Sul.
Apoio: Ministério dos Negócios Estrangeiros


Roteiros do Património Mundial – Desenvolvimento de um novo Roteiro Turístico do Património Mundial, desta vez dedicado às regiões de Lisboa e Alentejo de Portugal. Cada um dos Roteiros, além de uma abordagem histórica da região e a identificação de itinerários temáticos, englobará um A a Z com toda a informação pertinente sobre cada uma das zonas abrangidas.


Atas Congresso internacional Sophia de Mello Breyner Andersen – No seguimento do Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian em Janeiro de 2011 e que assinalou a doação à Biblioteca Nacional de Portugal do Espólio da escritora, a Porto Editora lança no início de 2014 as Atas das intervenções apresentadas neste encontro que reuniu estudiosos, críticos e tradutores nacionais e estrangeiros cujos trabalhos sobre Sophia de Mello Breyner Andresen são conhecidos, entre os quais se contam alguns jovens investigadores que apenas iniciaram a sua descoberta da obra da Autora.


Memória das Letras – António Alçada Baptista – A Editorial Estampa prepara para 2014, com a colaboração do CNC, uma obra biográfica colectiva sobre António Alçada Baptista.


Descobertas – Boletim das atividades do CNC – janeiro, abril e outubro.



 


VIAGENS


Do CNC:

Ciclo “Avós e Netos” – Marrocos – Aproveitando a disponibilidade de mais novos e mais velhos, o CNC irá organizar na Páscoa de 2014 mais uma viagem deste ciclo “Avós e Netos”.
Depois da visita a Roma, em 2011 e Turquia, em 2012, propomos agora uma viagem a Marrocos.
1 a 5 de março.


Índia – Os portugueses ao encontro da sua história – Estas viagens, que são verdadeiras embaixadas culturais, dão origem a novos laços e projetos, ficam os documentários para a televisão e os Diários de Viagem, sempre da autoria de um artista plástico e de um escritor e/ou historiador.
Organizada em colaboração com o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa, a próxima viagem inclui a visita a Goa (incluindo Pangim, a monumental Velha Goa, Reis Magos, Rachol, Margão e Loutolin), Bombaím, Chaúl, Baçaím e Damão.
31 de agosto a 12 de setembro.


150º Aniversário do Nascimento de Miguel de Unamuno – colóquio e viagem
No dia 29 de setembro de 2014, dia do aniversário do nascimento de Miguel de Unamuno, terá lugar um colóquio sobre o relacionamento intelectual e político peninsular nos séculos XIX e XX e sobre as relações literárias e pessoais de Unamuno com Oliveira Martins, Antero de Quental, Iberismo, Eugénio de Castro, Teixeira de Pascoaes ou Manuel Laranjeira.
Em outubro de 2014, numa viagem de cinco dias, percorreremos terras ou lugares visitados por Unamuno e referidos na sua obra, e locais relacionados com os autores portugueses com que Unamuno mais se correspondeu. A viagem será completada por uma visita a Salamanca, para percorrer os locais unamunianos e participar em algumas das iniciativas locais comemorativas desta efeméride. No regresso a Portugal serão também visitados dois locais em Espanha que foram objeto da atenção de Unamuno.
Visitaremos Alcobaça, Coimbra, Porto, São Miguel de Seide, Gatão, Tormes, Salamanca, Plasencia, Yuste, Cáceres, Castelo de Vide, Alferrarede, Abrantes e Santarém.


Com a colaboração do CNC:


O Passeio de Ulisses
O Centro Nacional de Cultura vai realizar em Abril deste ano uma viagem dedicada à Irlanda de escritores e poetas, de James Joyce a Oscar Wilde, de Bernard Shaw a Yeats.
Numa peregrinação à “alma irlandesa” que  nos levará, entre outros, a conhecer o Dublin Writers Museum, o Trinity College, a St. Patricks Cathedral, as ruas de Dublin –  seguindo os passos de Stephen Dedalus –  e também Sandycove e a famosa Martello Tower, onde Joyce escreveu grande parte do “Ulisses, farão desta viagem uma experiência inesquecível. Acompanha-nos nesta peregrinação a  Maria Joao Martins o Otto Czernin da Quinto Império Viagens.
De 5 a 12 de abril de 2014.


Viagem Literária O Homem de Constantinopla
A partir do livro de José Rodrigues dos Santos baseado na vida de Calouste Gulbenkian, esta viagem percorrerá alguns dos mais significativos locais onde viveu e trabalhou o importante empresário e colecionador de arte. Turquia Geórgia, Arménia, Azerbeijão, Inglaterra e França compõem o itinerário.
De 7 a 22 de junho de 2014.


BOLSAS


Criar Lusofonia – Mais uma edição deste programa que já contemplou escritores como José Eduardo Agualusa, Possidónio Cachapa, Miguel Real, Germano de Almeida, Ondjaki, Pedro Rosa Mendes e tantos outros, e que tem por objetivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Apoio da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas.


Jovens Criadores – Dirigidas a jovens de nacionalidade portuguesa de idade não superior a 30 anos. Os projetos dos candidatos poderão ser de criação, investigação ou formação e podem ser desenvolvidos em Portugal ou no estrangeiro nas áreas de Música, Artes Visuais, Literatura e Artes do Espetáculo.
Apoio: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.


OUTROS PROJETOS


Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação Património Cultural Europeu
Organização: CNC | Núcleo Europa Nostra Portugal
Prémio de consagração, anual, com o objectivo de reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos na área da Cultura e do Património, promovendo a criação jornalística e incentivando a uma melhor qualidade no tratamento de informação cultural, contribuindo assim para uma cidadania mais activa, informada e responsável.
As propostas serão avaliadas por um júri internacional que integrará um representante da Europa Nostra e um representante do Centro Nacional de Cultura.
Entrega do prémio: Outubro
Apoio da Secretaria de Estado da Cultura


Jornal Falado – Sessões regulares sobre a atualidade nacional e internacional, com a participação de convidados especiais. Sessões previstas 1º Trimestre: Teresa Amado (5 de Fevereiro) e Calvet de Magalhães (12 de Março)
Apoio da Secretaria de Estado da Cultura


Manhãs Mágicas na Casa das Histórias Antigas – Na sequência do projeto “Sextas Mágicas em São Roque”, “Sextas Mágicas no Oriente”, o Centro Nacional de Cultura propõe nova incursão mágica ao Museu de Arte Antiga, dirigida a crianças das creches e jardins de infância da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Trata-se de um “Percurso-História” que, junto dos grupos de crianças, promove atividades de leitura integradas em contextos históricos e expressivos mais vastos (oralidade, ilustração, património), sendo a história contada a pedra de suporte. É nossa opção promover a interligação das várias artes para que seja potenciada a expressividade e a criatividade, para que a vivência das várias artes faça parte do quotidiano e permita um melhor desenvolvimento da sensibilidade.


Cultura Solidária – Destinado a promover acções de Animação Cultural nos Centros de Dia e Lares da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este projecto, intitulado “Os Nós e os Laços”, foi apresentado por altura do lançamento do site dedicado a António Alçada Baptista (www.antonioalcadabaptista.org) com o apoio do Montepio, sendo através deste que todos os interessados em participar nestas ações como voluntários na área cultural se podem inscrever.


Chiado, Chiadinho – Ateliers infantis para crianças do 1º ciclo do ensino básico, em escolas com necessidade de intervenção prioritária.
Pretende-se promover a interligação de várias artes (património, leitura, escrita, ilustração) para que seja potenciada a expressividade e a criatividade destas crianças e para que a vivência e o contacto com estas realidades lhes permita um melhor desenvolvimento da sensibilidade.
Apoio do Montepio


Festa no Chiado – Em outubro de 2014 terá lugar a 18ª edição da Festa no Chiado, que conta com um cada vez maior número de parceiros e de iniciativas. Muitas propostas serão apresentadas para a semana da Festa, com o objetivo de animar a Baixa lisboeta. É indispensável que as galerias, as livrarias, o comércio, as associações, os clubes, os restaurantes, as juntas de freguesia, a Câmara Municipal se empenhem em tornar o Chiado e a Lisboa pombalina – do Bairro Alto ao Terreiro do Paço – uma zona de referência, com cada vez maior qualidade, com muita animação e segurança.


Festa na Baixa – 9ª edição. Contribuindo para a animação do centro da cidade do Porto, promove uma série de eventos promovidos pelo CNC ou por outros parceiros associados.


Caminhos de Fátima – O CNC decidiu conceber um plano, a nível nacional, de identificação de caminhos alternativos às grandes estradas nacionais de intenso trânsito automóvel, caminhos que permitam aos peregrinos,  amantes do turismo da natureza, etc, caminhar em segurança e em paz, desfrutando de belas paisagens,  gozando o silêncio. Depois dos caminhos do Tejo e do Norte, e do Caminho da Nazaré, que liga o Santuário da Nazaré ao Santuário de Fátima, está agora em curso o traçado do Caminho do Mar, que ligará Cascais a Fatima passando por Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha e Ourém.


Portal e-Cultura – www.e-cultura.pt – constitui um êxito de assinalar, sobretudo tendo em conta que em 2014  inicia o ano do seu 10º aniversário com cerca de 22 milhões de visitantes! Destaca-se a rubrica e-Património e o seu módulo e-Teatros, exclusivamente dedicado aos teatros de Portugal, coordenado por Duarte Ivo Cruz. 


Espólio de Eduardo Lourenço – O CNC está envolvido, desde 2008, no projeto de inventariação e catalogação do espólio de Eduardo Lourenço coordenado pelo investigador João Nuno Alçada. www.eduardolourenco.com.


Graça Morais e a sua ligação com a Literatura – O CNC, em articulação com a Pintora Graça Morais propõem a organização do material para uma exposição dedicada à colaboração da Pintora com escritores. Desta mostra farão parte trabalhos de Pintura, extratos de textos, livros, fotografias. Será publicado um livro/catálogo e serão organizados encontros com escritores.


Poesia portuguesa do século XXI – Em colaboração com Ana Hudson o site www.poemsfromtheportuguese.org foi lançado no início de 2011 com o objetivo de dar a conhecer a novos leitores, nomeadamente ao público anglo-saxónico, poetas portugueses traduzidos para a língua inglesa. Ao fim de dois anos de existência conta já com 50 poetas que publicaram poesia no século XXI.


 


COOPERAÇÃO INTERNACIONAL


Disquiet – O Centro Nacional de Cultura associa-se pelo terceiro ano consecutivo ao projeto “DISQUIET”, aceitando ser parceiro para a vinda de um grupo de escritores norte-americanos a Lisboa para uma Universidade de verão, em julho de 2014. Durante duas semanas, os participantes terão ocasião de se encontrar com personalidades da cultura lusófona, nomeadamente escritores.
Apoio da Secretaria de Estado da Cultura, FLAD, BPI e Governo Regional dos Açores


Menuhin-Portugal – O CNC é sede do pólo português da rede da Fundação internacional Yehudi Menuhin para o desenvolvimento do programa MUS-E que procura reduzir a violência nas escolas primárias através da educação artística.


ALIAC – Associação Luso-Indonésia para a Amizade e Cooperação. Visa promover as relações – culturais e não só – entre Portugal e a Indonésia.


Fundação Europeia da Cultura – O CNC mantém estreita colaboração com a European Cultural Foundation.


Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh – estrutura que integra a Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh para o Diálogo entre as Culturas. A rede, de que o CNC faz parte, tem por objetivo genérico a promoção do partenariado euro-mediterrânico, do diálogo intercultural e do respeito pela diversidade, e propõe-se contribuir para aproximar os povos da região para um melhor entendimento comum.


Europa Nostra – O CNC colabora ativamente com esta organização pan-europeia de defesa do património com sede em Haia e organizou o Congresso de 2012 em Lisboa acolhendo desde então formalmente o núcleo português Europa Nostra.


Culture Action Europe (EFAH) – O CNC é membro fundador desta rede europeia de organizações culturais e artísticas e trabalha com ela para dar à cultura “um lugar ao sol” na política comunitária.


Rede de Centros Culturais instalados em Sítios Históricos – O CNC é membro fundador e integra atualmente o comité de gestão desta rede que tem sede em Paris.


ENNHO – Rede Europeia de organizações para a defesa do Património – O CNC colabora com esta rede de iniciativa britânica, que estimula as parcerias permanentes entre organizações e países diferentes.


 


SERVIÇOS


Residências de Artistas – O CNC dispõe de dois apartamentos de um lado e outro da sua sede (estadias de mínimo uma semana e máximo dois meses).


Galeria Fernando Pessoa – Para conferências, exposições, lançamentos de livros, etc., com ou sem catering.


Café No Chiado – Do almoço à ceia, no interior ou na esplanada, um café literário.


Ciber-Chiado – Uma ligação ao mundo num ambiente de requinte português


GRAF – Consultas grafológicas – análises para empresas, para admissão de pessoal, análises individuais para orientação.


Gabinete de Tradução – De e para várias línguas, rápido e com qualidade.


Lisbon Walks – Passeios a pé para portugueses e estrangeiros, guiados em várias línguas.


Gincanas culturais para crianças – Através das escolas ou aos Sábados, mediante inscrição.


 



CONTACTOS

LISBOA
Rua António Maria Cardoso, 68 | 1249-101 Lisboa | Portugal
Telefone: 21 346 67 22 | Fax:  21 342 82 50
E-mail: info@cnc.pt
Horário de atendimento ao público: 2ªs a 6ªs feiras das 10:00h às 19:00h

PORTO
Palacete Viscondes de Balsemão, Pça. de Carlos Alberto, 71 | 4050-157 Porto | Portugal
Telemóvel:  96 137 17 60
Email: info.porto@cnc.pt

Subscreva a nossa newsletter