Lidera ou faz parte de um projeto patrimonial que merece ser reconhecido ao mais alto nível europeu? Quer se trate de um indivíduo, de uma equipa de peritos ou de uma organização, esta é a sua oportunidade de partilhar as suas realizações e concorrer aos mais prestigiados prémios do património da Europa!
Os prémios celebram a excelência no domínio da proteção, conservação, investigação, educação e promoção do património cultural em toda a Europa, abrangendo várias categorias e diversos tipos de projetos – do património material ao imaterial.
A Europa Nostra organizará dois webinars intitulados “Como preparar uma candidatura aos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2027” (com o mesmo tema e o mesmo conteúdo), nas seguintes datas:
- Quarta-feira, 8 de julho de 2026 | 09h00–10h00 (hora de Portugal) – Registe-se aqui
- Quinta-feira, 27 de agosto de 2026 | 16h00–17h00 (hora de Portugal) – Registe-se aqui.
Os webinars são gratuitos, mas a inscrição é obrigatória.
As candidaturas podem ser apresentadas numa das seguintes cinco categorias:
. Conservação e adaptação a novos usos
. Pesquisa
. Educação, formação e competências
. Envolvimento e sensibilização dos cidadãos
. Campeões do Património
Porquê candidatar-se?
Receber um Prémio Europeu do Património proporciona:
– Visibilidade: reconhecimento a nível europeu, maior exposição (inter)nacional, aumento do número de visitantes e/ou potencial financiamento subsequente;
– Prémios monetários: oportunidade de receber um Grande Prémio de 10.000 euros, juntamente com o Prémio de Escolha do Público de mais 10.000 euros; e
– Trabalho em rede: juntar-se a uma rede de profissionais, peritos e entusiastas do património em toda a Europa.
Submeta a sua candidatura até dia 7 de setembro de 2026.
Todas as informações podem ser encontradas no site www.europeanheritageawards.eu/apply


