Notícias

“POUSADAS DE PORTUGAL – MORADAS DE SONHO”

Foi lançado no Pestana Palace Hotel, em Lisboa, o livro “Pousadas de Portugal – Moradas de Sonho”. A obra teve a coordenação editorial do Centro Nacional de Cultura e foi editada pelas Edições Inapa.

POUSADAS DE PORTUGAL – MORADAS DE SONHO


Foi lançado no Pestana Palace Hotel, em Lisboa, o livro “Pousadas de Portugal – Moradas de Sonho”. A obra teve a coordenação editorial do Centro Nacional de Cultura, foi editada pelas Edições Inapa e conta com a participação de trinta e nove figuras das letras e da cultura portuguesa.


Trinta e nove figuras das letras e da cultura portuguesa foram convidadas pelo Grupo Pestana e pelo Centro Nacional de Cultura a permanecer uns dias numa Pousada à sua escolha e, a partir dessa estada, produzir um texto para o novo livro Pousadas de Portugal – moradas de Sonho. A heterogeneidade dos estilos e das abordagens conferem a esta obra um carácter especial, num encontro raro entre os lugares, a História, as memórias e a criação literária.


Na introdução Agustina Bessa-Luís abre com a invocação da sua pousada imaginária: “Escrevi em tempos um conto a que chamei A Pousada (…) As Pousadas de Portugal, que foram a ideia mais feliz de António Ferro, (…) levantaram-se em lugares saudosos como os há em Portugal; significaram muito para os hóspedes, os primeiros viajantes de fim-de-semana que tinham na pousada um recebimento principesco (…) A pousada era um lugar mítico, com surpresas discutíveis entre as famílias: o bolo do primeiro almoço, o silêncio campestre, as abóbadas da sala onde se notava o aroma dos pratos quentes, das sopas (…) “. Reúnem-se neste volume textos inéditos de Alberto Vaz da Silva, António Monteiro, António Pinto da França, Clara Pinto Correia, Eduardo Prado Coelho, Eugénio Lisboa, Eduardo Souto de Moura, Fernando Catarino, Fernando Pinto do Amaral, Francisco José Viegas, Frederico Lourenço, Gonçalo M. Tavares, Helena G. Vaz da Silva, Inês Pedrosa, Jacinto Lucas Pires, João Aguiar, João Bénard da Costa, J. Lobo Antunes, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, J. Tolentino de Mendonça, Lídia Jorge, Mafalda Ivo Cruz, Manuel Aires Mateus, Maria João Avillez, Maria José Costa Félix, Miguel Real, Miguel Sousa Tavares, Pedro Ayres de Magalhães, Pedro Mexia, Pedro Norton, Pedro Rosa Mendes, Pedro Tamen, Rita Ferro , Rafael Calado, Vasco Graça Moura e Yvette Centeno.


Referências únicas e irrepetíveis da nossa memória colectiva, as Pousadas fazem parte da nossa identidade. Este livro inclui “leituras” actuais e originais desses lugares de excepção transmitidas pelos textos de autor, e também uma informação prática em nota de rodapé com os dados mais relevantes sobre cada pousada e o local onde se insere. Apresenta ainda em primeira-mão as três novas unidades, inauguradas em Maio deste ano: Pousada de S. Sebastião (Angra do Heroísmo, Açores), Convento da Graça (Tavira) e Convento do Carmo (S. Salvador da Bahia, Brasil). Para uma consulta simplificada, as trinta e oito pousadas aparecem segundo a sua classificação por segmentos: Históricas (instaladas em castelos, conventos, mosteiros); Natureza (o património natural revelado em locais de sonho, abertos à meditação e à aventura); Históricas Design (antigos conventos e castelos com uma intervenção arquitectónica moderna) e Charme (ambientes e lugares especiais). As pousadas históricas design contam também com o testemunho dos arquitectos autores dos projectos de remodelação. Um capítulo dedicado à Gastronomia nas Pousadas e as notas auto-biográficas dos autores encerram a obra.


A fotografia de Paula Oudman e uma abordagem gráfica contemporânea tornam este livro uma referência obrigatória que apetece ter, ler e aconselhar.


>> + info


 


Subscreva a nossa newsletter