Instant Profits AI
Cursos Livres

Pintura da escola holandesa nos séculos XV, XVI e XVII

Curso online coordenado por Fernando António Baptista Pereira

O Centro Nacional de Cultura organiza um Curso de Cinco Lições sobre a Pintura da Escola Holandesa nos séculos XV, XVI e XVII começando, naturalmente, por tentar diferenciar os artistas das Províncias do Norte da Flandres no contexto da chamada Pintura Primitiva Flamenga. Um lugar de destaque será dado a Hieronymus Bosch, pintor que anuncia o mal-estar religioso anterior à Reforma Protestante e às consequentes Guerras de Religião, que vão desenvolver-se ao longo de Quinhentos e, ainda, de Seiscentos, em paralelo com a autonomia política das Províncias Unidas e o seu crescimento como potência comercial marítima. Abordaremos, neste contexto, a influência do “romanismo” e, em particular, dos “caravagistas” nos artistas mais vanguardistas e a emergência de novos géneros artísticos como a Natureza Morta e a Paisagem.
A Escola Holandesa do século XVII, através dos seus mais importantes criadores e através dos seus diferentes géneros ocupará as restantes três lições, com destaque para Vermeer, na última de todas.
Uma excelente oportunidade para conhecer este importante período da História de Arte Europeia.

Coordenação: Fernando António Baptista Pereira
Horário: 5ªs feiras; das 18h30 às 20h00
Duração: 5 sessões – de 23 de março a 27 de abril (exceto 20 de abril)
Preço: 125 € (sócio CNC) | 150 € (não sócio CNC)

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.


Sobre Fernando António Baptista Pereira
Lisboa, 1953. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Museologia pelo antigo Instituto Português do Património Cultural e doutorado em Ciências da Arte (História da Arte) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ensina na Universidade de Lisboa (na Faculdade de Letras e na Faculdade de Belas-Artes) desde 1979, sendo atualmente Professor Associado com nomeação definitiva na de Belas-Artes, onde desempenhou as funções de Presidente do Conselho Pedagógico (2005-2012), de Presidente do Conselho Científico (2012-2017) e de Diretor do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), de 2010 a 2016. Foi eleito em 2019 Presidente da Faculdade. Tem vasta e diversificada obra publicada nos domínios da História da Arte e da Cultura Portuguesas, da Crítica de Arte e da Museologia. É autor do Conceito e da Programação de vários Museus e Comissário ou Curador de grandes Exposições nacionais e internacionais em Portugal, em Espanha, no Brasil e em Macau, assim como foi o responsável pela coordenação científica dos respetivos catálogos. De 1 de Fevereiro de 2017 a 15 de Outubro de 2018 foi Adjunto do Ministro da Cultura para os Museus e Património.
Desde os anos de 1980 e até ao presente realiza regularmente visitas guiadas, viagens e ciclos de conferências para o Centro Nacional de Cultura, entre outras entidades nacionais e estrangeiras.

Subscreva a nossa newsletter