Autores
Alberto Vaz da Silva, Ana Barbosa, António Alçada Baptista, Emílio Roger Ciurana, Frederico Mayor, Francisco Lyon de Castro, Guilherme d’OliveiraMartins, Helena Vaz da Silva, Jean-Louis Le Moigne, José Mariano Gago, Maria Calado, Maria de Lourdes Pintasilgo, Mário Ruivo, Raïsa Mézières, Roberto Carneiro e Rui Vilar.
Edgar Morin, pseudónimo de Edgar Nahoum (Paris, 8 de julho de 1921), é um antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita.
Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.
Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa.
É considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos do campo de estudos da complexidade, que inclui perspetivas anglo-saxônicas e latinas. Sua abordagem é conhecida como “pensamento complexo” ou “paradigma da complexidade”.
Edição: Centro Nacional de Cultura | 2002
Para mais informações: info@cnc.pt