Passeios de Domingo

Património e Memória: passar pela História no Rossio – ESGOTADO

Domingo, 16 de maio de 2021

O casario de Lisboa desenvolveu-se, há mais de 2.000 anos, entre a colina do castelo e a zona alagadiça por onde escorriam dois ribeiros, vindos do interior. Durante mais de mil anos, essa zona baixa estava fora da cerca urbana, mas havia integrado os equipamentos complementares da cidade romana, como o criptopórtico que apoiava o porto ou o hipódromo que, grosso modo, ocupava o espaço do atual Rossio.

Em 1147, aquando da conquista da cidade por D. Afonso Henriques, os terrenos onde existira o hipódromo serviam para a realização de mercados. A partir do século XIII o crescimento da cidade tornou o Rossio numa zona nobre, primeiro com ermidas, depois conventos e, finalmente palácios, ao mesmo tempo que os negócios nunca cessaram.

Neste passeio iremos evocar os edifícios que existiram no Rossio e os eventos de relevo que sucederam, como a entronização de D. João III ou o suplício dos conjurados de 1641, sem esquecer Bocage e o seu café Nicola. Percorrendo a praça acompanharemos a História de Lisboa e de Portugal.

Guia: João Paulo Oliveira e Costa
Horário: 10h30
Duração: manhã
Limite: 20 pessoas
Local de encontro: Café Nicola

Passeios em Lisboa ½ dia
Percursos realizados a pé. Inclui recurso a audio-guia (que permite que os participantes oiçam o/a guia devidamente distanciados) e máscaras para os participantes.
Reservados a Sócios do CNC
>> Tabela de Preços e Inscrições

Subscreva a nossa newsletter