Ver pela Arte

OFERTA CULTURAL ACESSÍVEL

Passeios de Domingo acessíveis
Em 2023 o Centro Nacional de Cultura voltou a abrir inscrições para pessoas cegas que queiram participar nos seus passeios acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
No dia 25 de fevereiro, visitámos a exposição “Viagens” no Museu Nacional do Azulejo, com peças de cerâmica de António Vasconcelos Lapa. Partindo do espaço de uma das salas, a exposição prolonga-se por jardins, claustros e galerias do antigo convento da Madre de Deus, reinventando áreas nobres do museu e interpelando os visitantes: painéis de azulejos, altos e baixos-relevos, peças tridimensionais de caretas risonhas, cabeças de animais, instalações que brotam dos espaços, árvores que se elevam, flora e faunas exóticas. Feitas para serem tocadas, estas peças são lúdicas e multissensoriais.

– A Acesso Cultura disponibiliza o website Cultura Acessível – agenda de programação cultural acessível -, com particular atenção dada ao cumprimento das regras de acessibilidade web, para que a consulta do website não apresente barreiras para as pessoas com deficiência visual, doenças neurológicas que afectam o movimento das mãos ou dos dedos, e ainda dislexia, daltonsimo, etc..
Convidamo-vos a visitar » cultura-acessivel.pt

– A Agenda Cultural Inclusiva, projeto da ANACED – Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência, é uma publicação on-line de cultura, que tem como objetivo divulgar atividades artístico-culturais inclusivas, englobando não apenas eventos realizados por pessoas com deficiência, mas também eventos desta natureza que sejam acessíveis a este público. Também serão divulgados cursos, workshops, seminários e demais atividades de formação, além de prémios e concursos de fomento à acessibilidade e à produção cultural. Esta publicação compromete-se, por um lado, a facilitar o acesso do público a eventos artístico-culturais inclusivos e, por outro, a estimular e a dar visibilidade às criações artístico-culturais realizadas por pessoas com deficiência e aquelas que lhes proporcionam as condições de acessibilidade, necessárias à plena participação.

– A Locus Acesso é uma plataforma de acessibilidade que pretende melhorar o acesso aos espaços culturais. Disponibiliza consultoria às instituições culturais, faz parcerias em projetos e eventos que promovem as acessibilidades, promove workshops nestas áreas e organiza visitas, passeios e viagens acessíveis.

– Audiodescrição – A AR Produções dá a conhecer os seus próximos trabalhos na área da audiodescrição.

– Diretório de Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos
Projeto desenvolvido pela Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência (ANACED)
. Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Aveiro
. Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Braga
. Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Coimbra
. Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Lisboa
. Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito do Porto
. Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Leiria
. Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Setúbal
. Diretório Nacional sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos

Subscreva a nossa newsletter