Cursos Livres Cursos Online

Municipalismo em Portugal

Abertas inscrições para o curso online, coordenado por João Paulo Oliveira e Costa, que terá lugar entre 16 de março e 13 de abril de 2021.

Desde as suas origens, Portugal foi um país municipalista. Desde a refundação do Condado Portucalense, em 1096, os governantes apostaram fortemente na criação de povoados autónomos, através da atribuição de cartas de foral, que consagravam as liberdades e as regras da vida comunitária nesses espaços. Ao colocarmos essas cartas de foral no mapa do país, podemos perceber como evoluiu o povoamento e a densificação humana do país desde o final do século XI à segunda metade do XIV. Estas comunidades eram, em regra, leais à coroa e, além de assegurarem o controlo do território, serviam de contraponto ao espírito autonomista da nobreza. 

As câmaras foram fundamentais na governação do país, pois asseguravam a manutenção da ordem e o funcionamento da economia. Reuniam regularmente e tinham voz nas cortes. Dispomos de atas das suas reuniões (designadas por vereações) nalguns casos desde o século XIV.  

Neste curso iremos estudar a natureza das cartas de foral, perceber o modo como a sua concessão nos ilustra o desenvolvimento do país na Idade Média, e visualizar algumas das reuniões dos séculos XIV a XVI pela leitura de extratos das vereações. 

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.

Coordenação:  João Paulo Oliveira e Costa 
5 sessões; de 16 de março a 13 de abril
terças-feiras, das 18h30 às 20h00

Preço: 100€ (sócio CNC) | 120€ (não sócio)

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt

Subscreva a nossa newsletter