Notícias

MORREU O ESCRITOR URBANO TAVARES RODRIGUES

O escritor, jornalista e militante do PCP, Urbano Tavares Rodrigues morreu na manhã desta sexta-feira, no Hospital dos Capuchos, em Lisboa.

MORREU URBANO TAVARES RODRIGUES 


Os corpos sociais do Centro Nacional de Cultura (CNC) exprimem o mais vivo pesar pela morte de Urbano Tavares Rodrigues, uma das figuras marcantes da língua e da cultura portuguesas do século XX.
Escritor talentoso e multifacetado, foi um denodado estudioso da literatura portuguesa, devendo-se-lhe estudos fundamentais, designadamente sobre Manuel Teixeira Gomes.
Amigo do CNC desde há muitas décadas, fez sempre questão de se manter atento à nossa atividade e ao combate permanente pelo património cultural, pela língua, pela cidadania educativa e cultural e por uma cultura de paz.
É uma perda irreparável para as culturas da língua portuguesa.
Apresentamos à família sentidas condolências.


Guilherme d’Oliveira Martins

Morreu o escritor Urbano Tavares Rodrigues
Em dezembro faria 90 anos, tinha 61 anos de carreira literária.


O escritor, jornalista e militante do PCP, Urbano Tavares Rodrigues morreu na manhã desta sexta-feira, no Hospital dos Capuchos, em Lisboa.


O escritor estava internado há três dias. A notícia soube-se através da página de Facebook “Urbano Tavares Rodrigues – escritor” e foi publicada pela filha, a escritora, Isabel Fraga, onde diz: “O meu pai acaba de nos deixar. Estava internado nos capuchos há 3 dias. Não tenho mais informações. Soube agora mesmo.”. O Público confirmou.


Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa, a 6 de dezembro de 1923, filho de uma família de grandes proprietários agrícolas de Moura, Alentejo. Andou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde cursou Filologia Românica. Por razões políticas foi impedido de ensinar em Portugal, esteve preso em Caxias e acabou por exilar-se em França, onde conviveu com grande intelectuais da década de 1950.
Regressou a Portugal depois da revolução de 25 de Abril de 1974. Foi professor na Faculdade de Letras, crítico literário e esteve sempre ligado ativamente ao PCP.


por Isabel Lucas, in Público | 9 de agosto de 2013
Foto: Miguel Manso/arquivo Jornal Público

Subscreva a nossa newsletter