Notícias

MORREU O ESCRITOR JOÃO AGUIAR

Morreu o escritor João Aguiar, um dos nomes do romance histórico em Portugal. O escritor de “A Voz dos Deuses” morreu aos 66 anos, em Lisboa, vítima de cancro.

 
Morreu o escritor João Aguiar


Morreu o escritor João Aguiar, um dos nomes do romance histórico em Portugal. O escritor de “A Voz dos Deuses” morreu aos 66 anos, em Lisboa, vítima de cancro.


É uma notícia que deixa o mundo da literatura consternado. Isabel Alçada, ministra da Educação e também escritora, diz estar “muito consternada, porque o João Aguiar era um amigo pessoal, um companheiro da escrita para crianças”.


“É um autor muito querido das nossas crianças e jovens, porque tinha livros para várias idades, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. E a perda de uma figura que tem um relevo enorme no nosso panorama da literatura infantil deixa-nos a todos, autores de literatura para crianças, muito consternados”, sublinha Isabel Alçada.


Também Ana Maria Magalhães foi apanhada de surpresa pela notícia da morte do Tio João da série juvenil “O Bando dos Quatro”. A escritora diz que é uma perda enorme e destaca o romance histórico do autor, publicado em 1984. “Não convivemos muito, mas conheci-o quando publicou a Voz dos Deuses, que gostei imensíssimo”, relembra Ana Maria Magalhães.


João Casimiro Namorado de Aguiar, nasceu a 28 de Outubro de 1943, em Lisboa. Na infância passou por Moçambique. Foi e sempre se considerou jornalista, mesmo depois de ter abandonado essa actividade profissional.


Escreveu mais de duas dezenas de romances e criou duas séries de televisão destinadas ao público mais jovem:”Sebastião e os Mundos Secretos” e o “Bando dos Quatro”, no qual ele próprio figura na personagem do Tio João.


O último livro foi publicado em 2008, com o título “O Priorado do Cifrão”. Estava agora a preparar um livro sobre a revolta popular de 1383, que colocou no poder o Mestre de Avis, obra que não chegou a ser concluída.


in Rádio Renascença | 3 de Junho de 2010



João Aguiar colaborou com o Centro Nacional de Cultura.
O CNC presta-lhe aqui uma última e sentida homenagem
e apresenta condolências à família.

Subscreva a nossa newsletter