Agenda

Lançamento do livro “Património cultural – Realidade viva”

Será lançado no CNC o livro da autoria de Guilherme d’Oliveira Martins com o apoio do Centro Nacional de Cultura, integrado na coleção de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos.


A sessão de apresentação do livro está marcada para dia 30 de janeiro às 18h no CNC – Galeria Fernando Pessoa, em Lisboa. Serão oradores o autor, Guilherme d’Oliveira Martins, e o presidente do Conselho Internacional de Museus na Europa, Luís Raposo. Moderação pelo jornalista Henrique Monteiro, do Expresso.

Sinopse
Quando falamos de património cultural, pensamos falar de coisas do passado, perdidas num canto recôndito da memória coletiva. Puro engano! O património cultural é um tema do presente, apela a todos e projeta-se no futuro. Testemunha e expressa valores, crenças e saberes em contínua evolução e mudança. Envolve memória histórica e criação contemporânea: o que é material e construído, o que é imaterial (tradições e vivências), o que diz respeito à natureza e às paisagens, às áreas urbanas e aos jardins históricos, bem como o que se reporta às ciências e tecnologias.

Neste ensaio, Guilherme d’Oliveira Martins apresenta este conceito novo, alargado e transversal, de património cultural. Centrado nas expressões de valores que põem em contacto a História e a existência individual, a razão e a emoção, e que constituem a matéria-prima de uma cultura de contacto e de paz. Ter memória, diz-nos, é respeitarmo-nos, através da defesa, da proteção e da preservação do que é de sempre.

Coordenação e autoria
Guilherme d’Oliveira Martins

É ensaísta, professor universitário e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi presidente do Centro Nacional de Cultura, coordenou em Portugal o Ano Europeu do Património Cultural e presidiu à redação da Convenção de Faro sobre o valor do Património Cultural na Sociedade Contemporânea. Foi deputado independente à Assembleia da República durante sete legislaturas, ministro da Educação, da Presidência e das Finanças e presidente do Tribunal de Contas.

ENTRADA LIVRE MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA AQUI

30 de janeiro, às 18h00
Centro Nacional de Cultura – Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, 10-1º (ao lado do Café No Chiado)

Subscreva a nossa newsletter