Notícias

JORNAL FALADO

Neste 4º trimestre o Centro Nacional de Cultura retoma as edições do Jornal Falado, continuando a promover na sua Sede conversas sobre vários temas da actualidade, de entrada livre e abertas à participação de todos.

JORNAL FALADO


Neste 4º trimestre o Centro Nacional de Cultura retoma as edições do Jornal Falado, continuando a promover na sua Sede conversas sobre vários temas da actualidade, de entrada livre e abertas à participação de todos.


1 de Outubro, às 15h, numa celebração do Dia Nacional da Água e do Ano Europeu da Biodiversidade.
Mar da Palha


A conversa será moderada pelo Prof. Mário Ruivo e contamos com a participação de vários Presidentes de Câmara da zona ribeirinha do Tejo e de uma representante da Comissão Nacional da UNESCO.


 


20 de Outubro, às 18h30
Fernão de Magalhães: um agente secreto de D. Manuel I?


Fernão de Magalhães é o nome que a História destaca como sendo o primeiro navegador a promover uma viagem que acabou por efectuar a primeira circum-navegação ao nosso planeta, permitindo que este fosse integralmente conhecido, o que contribuiu para criar as condições iniciais do fenómeno actualmente designado por “globalização”.


Mas quem era efectivamente este homem? Onde terá nascido? Qual a veracidade sobre as suas relações pessoais com  D. Manuel I? Estes são mistérios que têm perdurado ao longo de quase cinco séculos mas que, de acordo com os factos e raciocínios que vamos expor, pensamos ter conseguido, finalmente, desvendar.


Com José Mattos e Silva e António Mattos e Silva, Membros da Associação da Nobreza Histórica de Portugal


26 de Novembro, às 18h30
O Património Azulejar: Plano de Salvaguarda


O Plano de Salvaguarda do Património Azulejar de Lisboa decorre de uma iniciativa própria do Município da capital, mas também pretende corresponder ao encorajamento e incentivo do “SOS Azulejo” (Museu de Polícia Judiciária da Escola de Polícia Judiciária), tornando indissociáveis a prevenção criminal e a conservação preventiva deste património.


Com a Dra. Leonor Sá  do Museu da Polícia Judiciária e a Câmara Muncipal de Lisboa


15 de Dezembro, às 18h30
Ao Encontro da Magia da Infância – Homenagem a Matilde Rosa Araújo


Sócia efectiva do Centro Nacional de Cultura e grande amiga de há muitos anos, Matilde Rosa Araújo é uma das grandes referências da cultura portuguesa. Foi uma escritora sobretudo para crianças e jovens, apesar de ter cultivado todos os géneros literários, destacando-se pela sensibilidade e inteligência. Educadora exemplar de toda a vida e defensora pioneira dos direitos das crianças.


Com Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães, António Torrado, José Jorge Letria e André Letria


 

Subscreva a nossa newsletter