Notícias

João Queiroz (1957-2025)

O Centro Nacional de Cultura homenageia o nosso sócio e amigo João Queiroz, hoje falecido.

Conhecido pelo seu trabalho em pintura e desenho, com uma forte ligação à paisagem, João Queiroz nasceu em Lisboa, em 1957, e começou a expor pintura e desenho nos anos 1980, tendo sido professor de desenho, pintura e teoria da arte. Recebeu vários prémios importantes ao longo da carreira artística, nomeadamente o Prémio EDP de Desenho, em 2000, o Prémio da União Latina em 2001, o Prémio Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), atribuído em 2011, além do Prémio de Pintura Gustavo Cordeiro Ramos da Academia Nacional de Belas-Artes em 2004. O artista começou a expor enquanto ainda estudante de filosofia na Universidade de Lisboa, numa manifestação precoce da reflexão teórica respeitante à criatividade pictórica.

O Museu de Serralves, no Porto, tem marcada para quinta-feira, a apresentação do documentário João Queiroz — Instruções para subir a uma montanha, do poeta e investigador Bernardo Pinto de Almeida, e do lançamento do livro João Queiroz. A Substância da Paisagem. João Queiroz foi professor de desenho, pintura e teoria da arte no Ar.Co — Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, entre 1989 e 2001. Colaborou ativamente com o Centro Nacional de Cultura.

“João Queiroz é um dos grandes artistas portugueses das últimas décadas. Afirmado nos finais dos anos 80 do século XX, viu a sua obra crescer desde então para um pleno que faz dele um dos mais originais, inteligentes e misteriosos Artistas da nossa contemporaneidade”, sublinha Bernardo Pinto de Almeida. Reconhecido pela crítica, figura nas principais coleções institucionais portuguesas e algumas internacionais.

Subscreva a nossa newsletter