Notícias

ILSE LOSA

A escritora luso-alemã Ilse Losa faleceu no dia 6 de Janeiro, no Porto, aos 92 anos, de doença prolongada. O CNC presta-lhe aqui uma última homenagem.

A escritora luso-alemã Ilse Losa faleceu no dia 6 de Janeiro,
no Porto, aos 92 anos, de doença prolongada.

O Centro Nacional de Cultura presta-lhe aqui uma última homenagem
.



 


Ilse Lieblich Losa, escritora portuguesa de origem alemã e de ascendência judaica, nasceu a 20 de Março de 1913, em Bauer, uma cidade perto de Hanover. A primeira infância foi passada com os avós paternos. Frequenta o liceu em Osnabrük e Hildesheim e o Instituto Comercial em Hanover. 

Em 1930 está em Londres onde toma conta de crianças durante um ano. De regresso à Alemanha e devido à sua condição de judia é perseguida pela Gestapo e tem de abandonar o seu país, refugiando-se em Portugal onde chega em 1934, radicando-se no Porto. Casa com o arquitecto Arménio Losa e adquire a nacionalidade portuguesa.


A sua obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. 


Paralelamente à sua actividade de escritora tem desenvolvido outras ocupações quer no domínio da tradução, quer como colaboradora em jornais e revistas, alemães e portugueses, de que salientamos o Jornal de Notícias, o Comércio do Porto, o Diário de Notícias, Neue Deutsche Literatur, entre outros. 


Ilse Losa está também representada em várias antologias de autores portugueses, tendo ela própria colaborado na organização e tradução de antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha. Traduziu do alemão alguns dos mais consagrados autores.


Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra para crianças.

>> + info

Subscreva a nossa newsletter