Notícias

CNC integra grupo de parceiros do projeto-piloto Hub Europeu do Património liderado pela Europa Nostra

A Europa Nostra e um grupo de parceiros onde se inclui o Centro Nacional de Cultura foram selecionados para financiamento europeu para a implementação de um projeto-piloto que estabelece um Hub Europeu do Património.

Este ambicioso projeto reunirá diversas especialidades e recursos com o objetivo de impulsionar todo o movimento ligado ao património cultural na Europa. O projeto-piloto, financiado pela União Europeia, terá a duração de dois anos (Primavera de 2023 – Primavera de 2025).

O projeto-piloto Hub Europeu do Património estabelecerá e desenvolverá uma plataforma autónoma de defesa e conhecimento, reunindo uma grande variedade de partes interessadas no sector, contribuindo assim para um futuro mais sustentável, inovador e inclusivo no campo mais amplo do património cultural. Promoverá sinergias e a cooperação entre iniciativas e atores patrimoniais existentes e criará novas quando for relevante. O Hub estará na vanguarda da defesa de políticas holísticas e integradas em todos os níveis de governação. Apoiará os profissionais e voluntários do património na partilha e aquisição das competências necessárias para construir a sua resiliência e na adaptação à tripla transformação da nossa sociedade – digital, ambiental e social.

Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, disse: “O património não é apenas um tesouro comum que deve ser protegido, mas também um trunfo para a transição ecológica das nossas sociedades. A Europa Nostra desenvolveu ao longo das últimas décadas uma experiência única que permite proteger o património e fazer com que ele desempenhe um papel fulcral para tornar os territórios mais ecológicos. O projeto-piloto que estabelece um European Heritage Hub trará meios concretos ao consórcio para gerar um impacto positivo a nível local. Gostaria de dar os parabéns a todos os membros do consórcio pelo empenho em mais esta empreitada!”

Estamos muito satisfeitos por embarcar nesta nova aventura europeia em 2023, ano que marca o 60º aniversário da nossa organização. A Europa Nostra orgulha-se de atuar como coordenadora da criação de um futuro Hub Europeu do Património que elevará a nossa parceria de longa data com a União Europeia para o próximo nível. Esta é uma tarefa extremamente desafiadora que temos o prazer de assumir em conjunto com um fantástico grupo de parceiros europeus e regionais. Procuraremos envolver o maior número possível de partes interessadas no património, incluindo membros da Aliança Europeia do Património e da Climate Heritage Network e a geração jovem de profissionais do património. O Hub Europeu do Património deve ser benéfico para todos! Ajudará a demonstrar a  crescente relevância do património cultural como um recurso estratégico para o futuro da Europa e como vetor para alcançar muitos dos objetivos prioritários da União Europeia e dos seus principais parceiros na Europa e para além dela,” testemunhou Sneška Quaedvlieg-Mihailović, Secretária-Geral da Europa Nostra.

O projeto ligará as redes de todos os parceiros através de ferramentas inovadoras e de campanhas criativas de defesa e de divulgação. Em última análise, irá atingir os cidadãos em geral, com especial ênfase na capacitação e no envolvimento da geração mais jovem de estudantes e profissionais do património, para dar continuidade aos legados de ambos. Basear-se-á nos legados do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e do do Ano Europeu da Juventude 2022 e contribuirá para o Ano Europeu das Competências em 2023.

Hub Europeu do Património: Líder do projeto e parceiros

Com base na sua vasta experiência de coordenação de uma ampla rede de profissionais e voluntários do património que cobre toda a Europa, a Europa Nostra assumirá o papel de líder do projeto. O projeto reunirá parceiros relevantes que refletem ao mesmo tempo todos os níveis de governação (europeu, nacional, regional e/ou local) e as prioridades do projeto (capacitação, pesquisa, comunicação, etc.). A Europa Nostra conduzirá e coordenará todas as atividades com o inestimável contributo e cooperação dos parceiros.

Os principais parceiros europeus (co-beneficiários) do projeto são:

  1. Europeana Foundation
  2. Eurocities
  3. KU Leuven (via HERKUL – KU Leuven Institute for Cultural Heritage)
  4. ICLEI – Local Governments for Sustainability

Estes quatro parceiros têm competência e experiência a nível europeu nos tópicos do projeto-piloto – em particular na ação climática, inclusão social e transformação digital. Já colaboraram com a Europa Nostra, quer na qualidade de membros da Aliança Europeia do Património, quer no âmbito de outros projetos financiados pela UE.

Outros parceiros estratégicos do projeto incluem:

  • Centro Nacional de Cultura (enquanto representação nacional da Europa Nostra em Portugal), que se prepara para coordenar um futuro Hub Europeu do Património em Lisboa;
  • ASBL Horizon 50-200 (recém-criada organização que contribuirá para a operacionalização do Hub Europeu do Património em Bruxelas, no centro da tomada de decisões da UE);
  • Hispania Nostra (como representação nacional da Europa Nostra em Espanha), que coordenará as atividades relacionadas com a juventude do Hub Europeu do Património; e
  • European Music Centre (na qualidade de coordenador da Rede Europeia de Museus e Casas de Músicos), que coordenará as atividades relacionadas com a música do Hub Europeu do Património.

Estes parceiros terão a responsabilidade de coordenar as atividades dos postos regionais do Hub Europeu do Património ou as atividades com dimensão horizontal, como as relacionadas com a juventude e as relacionadas com a música.

Vários parceiros associados irão apoiar o reforço ou a criação de novos Hubs do património regionais, nomeadamente, em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Direção-Geral do Património Cultural. Serão também parceiros associados a Organização das Cidades Património Mundial (sediada no Canadá), a Cidade de Cracóvia (Polónia), e a Cidade de Atenas (Grécia). 

A European Students’ Association for Cultural Heritage (ESACH) e a European Union Youth Orchestra (EUYO) são também parceiros que apoiam o projeto.

Europa Nostra
A Europa Nostra é a voz europeia da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural. É uma federação pan-europeia de ONGs de património, apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos, abrangendo mais de 40 países. Fundada em 1963, é hoje reconhecida como a maior e mais representativa rede patrimonial da Europa.

A Europa Nostra faz campanhas para salvar os monumentos, sítios e paisagens ameaçados da Europa, em particular através do Programa  Os 7 mais ameaçados. Celebra a excelência através dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra. A Europa Nostra contribui ativamente para a definição e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através de um diálogo participativo com as Instituições Europeias e da coordenação da Aliança Europeia do Património. A Europa Nostra está entre os parceiros oficiais da iniciativa Nova Bauhaus Europeia desenvolvida pela Comissão Europeia, e co-preside o Climate Heritage Network para a Europa.

Subscreva a nossa newsletter