Cursos Livres

História Social da Moda

Curso híbrido (presencial e online) coordenado por Maria João Martins, a decorrer entre 16 de janeiro e 12 de março de 2024.

O vestido vermelho de Dorothy Parker e outras peças

“O grande mérito do bailarino é conseguir transformar o esforço em graça. Se o conseguirmos, estaremos mais próximos da perfeição na conduta.” Quem o diz é o filósofo e escritor espanhol José Antonio Marina, em jeito de conselho para a agrura dos tempos em que vivemos. Sustentam-no as lições da História, aliás não muito distante, da época em que, por experiência própria, as pessoas sabiam que o progresso não era contínuo, que o consumo era um ato sazonal e não uma forma de vida, que as crises eram pendulares como as estações do ano. Sem que, no entanto, se abdicasse da moda, elegância e sedução.

A História da Moda não é uma disciplina fútil ou sequer decorativa, está intimamente relacionada com a História Cultural e das Mentalidades, mas também com a História Económica e Social. Mais do que o reflexo ou a expressão das sociedades, ela corresponde à representação mais imediata do indivíduo no exterior.

A rota da seda foi, ao longo de séculos, alimentada pela vaidade dos poderosos. Marie Antoinette, em queda, tornou-se a mulher mais imitada pelas aristocratas da Europa, mas também a mais odiada pelos que não lhe podiam seguir o exemplo. Coco Chanel revolucionou a moda nos loucos anos 20 porque as mulheres já não queriam voltar à pacatez decorativa da época vitoriana.

Neste breve curso, abordaremos os conceitos chave da História Social da Moda, sem, no entanto, seguirmos disciplinadamente a ordem cronológica dos seus principais movimentos. Falar-se-á de roupa e de desejo, mas também de arte, literatura, cinema e até de políticas do corpo. Que também entre nós o esforço se converta em graça.

1ª e 2ª sessão – Norma e transgressão
3ª sessão – Luxo e indústria
4ª sessão – Do supérfluo à necessidade – a moda como fábrica de sonhos
5ª sessão – Moda e representação: nas artes plásticas e no cinema
6ª sessão – A moda na literatura
7ª sessão – Criadores que mudaram hábitos e “monges”
8ª sessão – O boudoir, antecâmara da sedução

Coordenação: Maria João Martins
Horário: terças-feiras; das 18h30 às 20h00
Duração: 8 sessões; de 16 de janeiro a 12 de março
(não há sessão no dia 13 de fevereiro)
Preço: 200€ (sócio CNC) / 240€ (não sócio CNC)

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt

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