Notícias

HERCULANO 200 ANOS DEPOIS

No ano do Bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano, que nasceu a 28 de Março de 1810, a Associação Portuguesa de Escritores, preservando o direito à memória, vai evocar esta grande e destacada figura da Cultura Portuguesa.

HERCULANO 200 ANOS DEPOIS
AS COMEMORAÇÕES PROMOVIDAS PELA APE
PROSSEGUEM NO AUDITÓRIO DO MONTEPIO
COM DEBATE SOBRE MUTUALISMO


No ano do Bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano, que nasceu a 28 de Março de 1810, a Associação Portuguesa de Escritores, preservando o direito à memória, está evocar esta grande e destacada figura da Cultura Portuguesa.
No auditório do Montepio, Rua do Ouro, em Lisboa, no próximo dia 4 de Outubro, pelas 18H00, vai ter lugar o debate “Herculano – Dois Séculos de Mutualismo”, que assinala o reinicio do ciclo “Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, e contará com as intervenções de António Valdemar, Guilherme de Oliveira Martins e Vítor Melícias.


A temática do Mutualismo é um pretexto para uma viagem ao século XIX, tão marcado pelo triunfo das ideias liberais onde a solidariedade teve em Prodhom um dos seus paladinos. Em Portugal, Alexandre Herculano é também um dos defensores do Mutualismo tendo contribuído para a fundação da primeira caixa mutualista.


Coordenada pelo escritor Luís Machado, esta manifestação cultural, promovida pela Associação Portuguesa de Escritores, integra um ciclo de palestras, com debates e uma mesa-redonda, visando destacar o pensamento e a grandeza de um Homem que foi um combatente da Liberdade. Liberal e justo, a intervenção política e social de Alexandre Herculano revela-nos, para além de um singular exemplo de fidelidade a ideais e valores, uma dimensão ética rara na nossa vida pública do século XIX.


Este ciclo conta ainda com a participação de João Alves Dias e José Manuel Mendes, que nos irão revelar também outras facetas do homem e do escritor, abordando temáticas como:  a maçonaria, a literatura e a cidadania. As sessões seguinte estão calendarizadas para 12 de Outubro, 18H30 (Grémio Lusitano, Bairro Alto), 19 de Outubro, 18H30 (Centro Nacional de Cultura). A encerrar o programa (26 de Outubro, 19H30, no café Martinho da Arcada) uma mesa-redonda com Diogo Freitas do Amaral, Eduardo Lourenço e Guilherme de Oliveira Martins, moderada por António Valdemar, José Manuel Mendes e Luís Machado.
O autor da História de Portugal destacou-se como impulsionador de ideários ao serviço da Liberdade, Fraternidade e Igualdade. Combatendo a injustiça e lutando pelos direitos do cidadão, Alexandre Herculano denunciou as fraquezas e as misérias de um Portugal oitocentista.
Recorde-se que a vasta obra literária de Herculano, que foi considerado, juntamente com Garrett, o introdutor do Romantismo em Portugal, vai muito para além da narrativa histórica, abraçando vários géneros que passam pelo romance, teatro, poesia e ensaio.
“Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, que tem o patrocínio do Montepio Geral, mereceu também o apoio do Ministério da Cultura, Direcção Regional de Cultura de Lisboa e do Vale do Tejo, Academia Nacional de Belas-Artes, Centro Nacional de Cultura, Diário de Notícias e Antena 1.
Todas as sessões têm entrada livre, à excepção da última, no café Martinho da Arcada, que é sujeita a marcação prévia, devido à limitada lotação da sala.


PROGRAMA


COORDENAÇÃO DE LUÍS MACHADO
                                           


Dia 4 de Outubro
HERCULANO – DOIS SÉCULOS DE MUTUALISMO

(Auditório do Montepio – Rua do Ouro) – 18H
António Valdemar, Guilherme de Oliveira Martins, Vítor Melícias


Dia 12 de Outubro
HERCULANO MAÇON

(Grémio Lusitano – Bairro Alto) – 18H30
 João Alves Dias


Dia 19 de Outubro
HERCULANO NA LITERATURA PORTUGUESA E A DIMENSÃO
ÉTICA DO ESCRITOR

(Centro Nacional de Cultura – Chiado) – 18H30
José Manuel Mendes


Dia 26 de Outubro
A CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE ALEXANDRE HERCULANO
E O SEU CONTRIBUTO PARA A CIDADANIA

(Café Martinho da Arcada – Praça do Comércio) – 19H30
Diogo Freitas do Amaral, Eduardo Lourenço e Guilherme de Oliveira Martins
                                
Moderadores: António Valdemar, José Manuel Mendes, Luís Machado

 Associação Portuguesa de Escritores
Rua de São Domingos à Lapa, 17 
1200-832 Lisboa 
Telefone: 21 397 18 99 | Fax: 21 397 23 41
E-mail: a.p.escritores@mail.telepac.pt

Subscreva a nossa newsletter