CNC

Grande Jogo de Cultura de Verão 2020 :: Vencedores

Como vem sendo habitual, o Centro Nacional de Cultura promoveu um quiz de cultura geral durante o mês de agosto, desafiando os sócios e amigos a testar seus conhecimentos. Findo o passatempo, anunciamos agora os resultados!

Diogo Cardona é o grande vencedor da edição de 2020 e o feliz contemplado com um fim-de-semana numa das Pousadas de Portugal, oferecido pelo Grupo PESTANA.

Menção Honrosa: Albertino Ferreira.

Parabéns ao vencedor e o nosso agradecimento a todos os participantes!

Eis as respostas corretas das 25 perguntas deste quiz:

1. O célebre “Ramalhete” de Eça de Queiroz é uma designação que se deve a quê? Em que ano os Maias passaram a habitar essa casa?
Resp: O Ramalhete provinha decerto de um revestimento quadrado de azulejos fazendo painel no lugar heráldico de um escudo de armas, representando um grande ramo de girassóis atado por uma fita. Os Maias passaram a habitar o casarão no Outono de 1875.

2. O fétiche do livro “A Orelha Quebrada” das Aventuras de Tintin provém de que tribo, qual o rio que banha o seu território e qual o Estado imaginário em que se situam os seus vestígios arqueológicos?
Resp: O célebre fetiche do livro “A Orelha Quebrada” das aventuras de Tintin provém da tribo dos Arumbayas, no rio Badurayal, na República imaginária de San Theodoro (América do Sul).

3. Em que dia e ano chegaram à cidade do Porto as tropas do Regente D. Pedro depois do desembarque na Praia do Pampelido (Mindelo)?
Resp: 9 de julho de 1832.

4. Que Rei visitou Camilo Castelo Branco na Cadeia da Relação do Porto? Em que dia, mês e ano?
Resp: Em 23 de novembro de 1860, D. Pedro V visitou Camilo que estava preso por adultério.

5. Qual o tema do poema “D. Jaime” da autoria de Tomás Ribeiro. De que ano é a primeira edição?
Resp: “D. Jaime ou a Dominação de Castela” é de 1862. É um poema patriótico passado no período da Monarquia Dual (1580-1640).

6. Onde se formou e em que ano o Médico Alfredo da Costa, que deu o nome à maternidade de Lisboa?
Resp: Manuel Vicente Alfredo da Costa apesar de nascido em Margão (Estado da Índia) formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1884.

7. A Rainha D. Estefânia, mulher de D. Pedro V, teve no dia do seu casamento um sinal que o povo considerou de mau augúrio. Que sinal foi esse?
Resp: O casamento ocorreu na igreja de S. Domingos no dia 18 de maio de 1858. O diadema de pedras preciosas de D. Estefânia fez um pequeno ferimento na testa da Rainha, sendo substituído por um coroa de flores.

8. Em que ano passaram a ser expostos os Painéis de S. Vicente do Museu Nacional de Arte Antiga, como hoje se encontram? Quem determinou essa alteração?
Resp: Em 1940 a Exposição dos Primitivos Portugueses no âmbito da Exposição do Mundo Português. Foi o Parecer da Junta Nacional de Educação relatada por Reinaldo dos Santos que determinou a solução que hoje se mantém.

9. Quando (ano) deixou Fernando Pessoa de colaborar no órgão da Renascença Portuguesa” – “A Águia”?
Resp: Deixa de colaborar em 1914 por ter sido recusada a publicação de “O Marinheiro”.

10. Quem foram os fundadores iniciais da revista cabo-verdiana “Claridade”? Em que ano?
Resp: A revista foi fundada em 1936 por Manuel Lopes, Baltasar Lopes de Silva e Jorge Barbosa.

11. A bióloga portuguesa Maria de Sousa que contributo deu para a inovação científica no âmbito da imunologia? Em que ano?
Resp: Distribuição dos linfócitos T nos órgãos linfoides de mamíferos (1966).

12. O Banco de Portugal foi fundado em que ano, e em resultado de que operação de fusão empresarial?
Resp: Foi criado pelo Decreto Régio de 19 de novembro de 1846 pela fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional.

13. A quem se deve a decisão de construir em Lisboa a Casa dos Bicos? Em que ano?
Resp: Foi construída em 1523 por Brás Afonso de Albuquerque (1501-1581).

14. Qual o contributo científico de D. João de Castro?
Resp: Seu nome ficou ligado ao moderno espírito científico através dos estudos sobre magnetismo terrestre.

15. Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda é herói de que romance e de que autor. Que idade tinha quando começa a narrativa? Em que ano nasceu, em que aldeia e de que termo?
Resp: É herói de “A Queda de um Anjo” de Camilo Castelo Branco. Tinha 49 anos por ter nascido em 1815 na aldeia de Caçarelhos, termo de Miranda.

16. Quem é o autor de “Serões da Província”, em que ano publicou a obra?
Resp: O autor é Joaquim Guilherme Gomes Coelho – Júlio Dinis (1839-1871) que publicou esta reunião de textos em 1870.

17. Quem escreveu: “E, tristíssima Helena, com verdade, / Se pudera na terra achar suplícios, / Eu também me faria gordo frade / E cobriria a carne de cilícios”?
Resp: Cesário Verde.

18. A quem se dirige Fernando Pessoa, quando convida o seu interlocutor a colaborar na revista “Orpheu”, dizendo: “A nossa revista acolhe tudo quanto representa a arte avançada: assim é que temos publicado poemas e prosas que vão do ultra-simbolísmo ao futurismo”?
Resp: Camilo Pessanha.

19. Qual era o verdadeiro nome de José do Telhado, onde e quando morreu?
Resp: José Teixeira da Silva (1818-1875), morreu no degredo perpétuo de varíola em Mange (Angola).

20. Quem é o autor deste poema: “Como a palavra é bárbara e ronceira / Mísera e mesquinha! / É nela, como a moenda na peneira, / O pensamento por mais alto e belo: / cai a f†arinha, / fica o farelo…”?
Resp: Augusto Gil (1873-1929) em “Sombra de Fumo”.

21. “O Prato de Arroz Doce” é um romance de que autor, e retrata que momento da história portuguesa?
Resp: O autor é António Augusto Teixeira de Vasconcelos (1816-1878) e a ação desenrola-se em 1846-47 no tempo da Maria da Fonte e Patuleia. Publicado em 1862.

22. Quem foi o célebre músico italiano que esteve em Lisboa em 1720 e 1721, para ensinar música a uma Princesa portuguesa, que viria a ser Rainha?
Resp: Domenico Scarlatti (1685-1757).

23. Qual a origem da Cadeira de Rabo de Bacalhau do design português?
Resp: Cadeiras palacianas do século XVIII.

24. Em que ano Amália Rodrigues cantou pela primeira vez um poema musicado por Alain Oulman?
Resp: Foi em 1962, no disco designado como “Busto”.

25. Em que ano foram lançados os primeiros “Passeios de Domingo” do Centro Nacional de Cultura? Em que autor português se baseou essa designação? Qual o dia e quais os guias do primeiro passeio?  
Resp: 1979. Foi no dia 7 de janeiro de 1979 – Baixa Pombalina como José-Augusto França e Nuno Portas. O título baseou-se no conto de José Régio “Davam grandes passeios aos Domingos”.


Passatempo dinamizado entre 30 de julho e 23 de setembro.

Pelo quarto ano consecutivo, o Grande Jogo de Cultura de Verão 2020 é patrocinado pelo Grupo PESTANA

Subscreva a nossa newsletter