Com a morte de Glória de Matos, deixa-nos uma das mais antigas referências do Centro Nacional de Cultura.
Desde 1954 participou nas atividades do Centro, em especial com Fernando Amado (e Almada Negreiros) no Grupo Fernando Pessoa, que viria a dar origem à Casa da Comédia.
A fotografia que apresentamos é histórica e traduz o encontro do Grupo Fernando Pessoa com os maiores nomes da cultura brasileira – Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Morais e Manuel Bandeira. Apesar de irradiar força e juventude Glória tinha sido vítima de um pequeno acidente, bastante doloroso, como teve oportunidade de testemunhar.
A biografia de Glória de Matos é muito significativa. Foi uma atriz exemplar e uma professora de teatro e arte de dizer com extraordinárias provas dadas.
Glória de Matos iniciou a sua carreira como atriz em 1954, com 18 anos, no CNC, ao lado de Fernando Amado, com quem fundou a Casa da Comédia. Concluiu o curso de teatro na Bristol Old Vic Theatre School. Passou pela Companhia Portuguesa de Comediantes com Raul Solnado e, em 1968, e chegou ao Teatro Nacional D. Maria II. Foi professora da Escola de Teatro do Conservatório Nacional e na Universidade Aberta. Foi também assessora da Secretaria de Estado da Cultura, membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e assessora do Instituto de Artes Cénicas. Na televisão portuguesa protagonizou a primeira telenovela Vila Faia.
Recebeu, entre outros, da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, o prémio de melhor atriz em 1972, pela interpretação em Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1971), de Edward Albee. Obteve ainda os Prémios da Imprensa para Melhor Atriz (1971), Lucinda Simões (1972), e Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Lisboa (2006). No cinema salienta-se a colaboração com o realizador Manoel de Oliveira, em Benilde ou a Virgem Mãe (1975), Francisca (1981), Os Canibais (1988), Vale Abraão (1993), O Quinto Império (2004), Espelho Mágico (2005) e Singularidades de uma Rapariga Loura (2009).
O Centro Nacional de Cultura homenageia a grande amiga e envia sentidas condolências à sua família, em especial ao seu irmão José Luís, grande amigo também, e a todos os amigos e admiradores.


