Notícias

Gestão de Projectos Culturais Europeus

Gestão de Projectos Culturais Europeus: A Política Cultural da União Europeia, a Gestão de Projectos Culturais Portugueses e suas Parcerias Europeias (…)

Gestão de Projectos Culturais Europeus
A Política Cultural da União Europeia,
a Gestão de Projectos Culturais Portugueses
e suas Parcerias Europeias


A Visão


A importância crescente do projecto de construção europeia, na sua dimensão cultural, está hoje bem patente, em inúmeras iniciativas promovidas pelas diversas instituições comunitárias e europeias e numa crescente mobilidade e envolvimento transnacional da agentes culturais e seus produtos. Este movimento, ao qual os agentes culturais portugueses não são alheios, ainda assume em Portugal uma reduzida dimensão.


Existe um conjunto de razões que permitem explicar esta situação, sendo de destacar o relativo distanciamento dos agentes culturais das temáticas europeias, a falta de informação, a existência de uma forte debilidade ao nível do planeamento e das capacidades de gestão e uma dificuldade em estabelecer e desenvolver projectos em parcerias ou integrados em rede.


De forma a contribuir para uma alteração desta situação, entendemos desenvolver o presente projecto, que permitirá a formação e o contacto directo de agentes culturais portugueses com as temáticas e os responsáveis europeus, explorando as condições disponibilizadas e o efeito multiplicador que se pretende obter, garantindo novas iniciativas e um impacto real e local, transformando-os em agentes de mudança capazes de gerar aquando da conclusão do projecto externalidades ao nível do conhecimento e da criação cultural.


A Missão


Potenciar o desenvolvimento de projectos culturais europeus em consonância com as políticas culturais europeias e os apoios à sua realização através de uma aproximação constante entre os gestores culturais portugueses e as instituições da União europeia.


Objectivos


> Apresentar as principais instituições comunitárias, suas funções, competências, políticas e formas de funcionamento.
> Estabelecer o contacto com os responsáveis políticos e funcionários comunitários na área da cultura.
> Contactar com os responsáveis políticos e funcionários portugueses na área da cultura.
> Contactar os responsáveis das principais redes e instituições representativas de sectores artísticos e culturais presentes na cidade de Bruxelas.
> Contactar com projectos e agentes culturais da cidade de Bruxelas, cujos projectos apresentem características inovadoras e passíveis de serem transferíveis para a realidade portuguesa, através de parcerias.


Destinatários


Responsáveis pela gestão de instituições culturais nomeadamente:
associações culturais, cooperativas culturais, empresas municipais culturais, empresas culturais, fundações culturais, pelouros culturais autárquicos, auditórios culturais, bibliotecas, centros culturais e de exposições de arte, cinematecas, companhias de dança e teatro, editoras e livrarias culturais, festivais culturais, galerias de arte, monumentos, museus, orquestras, parques e sítios arqueológicos, parques temáticos culturais e teatros.
Com conhecimentos de nível médio das línguas inglesa e/ou francesa.


Programa


Estruturado tendo por base duas acções:
Acção de Formação sobre diversos aspectos relativos à União Europeia, suas instituições, políticas, formas de funcionamento, programas e iniciativas com relevância para os agentes culturais, bem como análise de alguns casos de sucesso, a realizar em Lisboa.
Encontros de Trabalho, reuniões e contactos com diversas instituições da União Europeia e outras instituições comunitárias ou internacionais relacionadas com o Sector Cultural, sediadas em Bruxelas, nomeadamente:
– Conselho da União Europeia (Conferência dos Serviços de Imprensa do Conselho e dos funcionários da Secretaria-Geral responsáveis pela Área da Cultura e dos Meios de Comunicação sobre a função do Conselho no processo de tomada de decisão da União)
– REPER (audiência com o Embaixador de Portugal. Conferencia sobre as funções da REPER com relevância para os agentes culturais, seguido de um Encontro com os funcionários responsáveis pelas temáticas culturais).
– Comissão Europeia (Conferência-Debate com os funcionários dos Serviços Gerais e da Direcção-Geral da Cultura, sobre programas culturais europeus)
– Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (Conferência-Debate)
– Parlamento Europeu (assistência a uma reunião da Comissão Parlamentar de Cultura. Visita ao Parlamento e Conferência com os funcionários da Comissão de Cultura sobre os processos de tomada de decisão da União e do papel do Parlamento Europeu. Encontro com deputados europeus portugueses).
– Encontros com agentes culturais belgas e representantes de redes presentes em Bruxelas.


Calendarização


15 e 16 de Maio 2006
ACÇÃO DE FORMAÇÃO

No Centro de Informação Europeia Jacques Delors, em Lisboa, das 9h30 às 13h00 / 14h30 às 18h00
– 15 de Maio (Segunda) – As Políticas, as Instituições e o Modelo de Funcionamento da União Europeia
– 16 de Maio (Terça) – Os Programas de Apoio e Mecanismos de Financiamento orientados para a Cultura. Análise de alguns casos de sucesso e boas práticas


De 27 de Maio a 1 de Junho de 2006
ENCONTROS DE TRABALHO
Em Bruxelas, em data coincidente com reunião da Comissão Parlamentar de Cultura
– 27 de Maio (Sábado) – Viagem Lisboa / Bruxelas (voo da tarde) e jantar de Boas-vindas
– 28 de Maio (Domingo) – Dia livre sujeito a algumas sugestões
– 29 de Maio (Segunda) – Conselho da União Europeia e REPER
– 30 de Maio (Terça) – Parlamento Europeu e Encontros Institucionais
– 31 de Maio (Quarta) – Comissão Europeia e Agência Executiva
– 01 de Junho (Quinta) – Viagem Bruxelas / Lisboa (voo da tarde)


Condições de Participação


Manifestação de interesse 
1ª. Fase – até ao dia 17 de Março de 2006, através de correio electrónico, indicando, tanto quanto possível:
– Dados pessoais (Nome, Endereço postal, Telefones, Email)
– Local de trabalho (Nome, Endereço postal, Telefones, Email, Endereço Internet)
– Actividade que desenvolve (máximo 5 linhas)
– Formação (máximo 3 linhas)
– Currículo profissional (máximo 10 linhas)
O Grupo de Trabalho está limitado a 15 pessoas.


Condições de Pagamento


Valor a pagar: 1.100 € (mil e cem euros)
(neste valor estão incluídos: Acção de Formação, em Lisboa; Deslocações Lisboa/Bruxelas/Lisboa; Deslocações aeroporto/hotel/aeroporto; Alojamento e pequeno almoço em Hotel 3/4 estrelas; Jantar de Boas-vindas; Almoços de Trabalho e Seguros de viagem).
Todas as outras despesas serão da responsabilidade dos participantes. Pagamento: deverá ser efectuado, após apuramento do valor final e admissão dos interessados, em dois momentos sendo o primeiro, no acto da inscrição, de 50% e os restantes 50% até ao final da semana anterior ao início da Acção de Formação.


Nota: As deslocações Lisboa/Bruxelas/Lisboa têm o apoio do Parlamento Europeu por simpática diligência do Deputado Europeu Vasco Graça Moura.


Estrutura Organizacional


Promoção
APGC – Associação Portuguesa de Gestão Cultural
CIEJD – Centro de Informação Europeia Jacques Delors
CNC – Centro Nacional de Cultura


Organização e Gestão
CultDigest – Gestão Cultural


Apoios
Comissão Europeia (Direcção-Geral de Educação e da Cultura)
Conselho da União Europeia
Parlamento Europeu (Comissão para a Cultura, a Juventude, a Educação, os Meios de Comunicação Social e os Desportos)
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER)



Para mais informações, contactar:
CultDigest / Helena Mesquita
telf: 213 140 265 / 222 085 228
email: hmesquita@cultdigest.online.pt

Subscreva a nossa newsletter