Passeios de Domingo

Exposição “Olhares cruzados, palavras pressentidas” de João Alvim

Sábado, 24 de outubro

Trata-se de uma nova e inovadora abordagem aos “Painéis de São Vicente” de Nuno Gonçalves (séc. XV). João Alvim debruçou-se sobre as discretas figuras do 3º plano, que são identificadas como figuras da sociedade da época, representativas de diversos extractos sociais no reinado de D. Afonso V. No entanto, pouca atenção lhes é prestada por estarem remetidas para pano de fundo da encenação principal. Muitos deles na obscuridade, intencional, não são vistos individualmente mas como um todo fazendo parte do cenário, mas são pintados com enorme qualidade plástica e autenticidade.

Para a exposição João Alvim pintou os rostos dessas terceiras figuras individualmente, descobre e revela expressões e olhares inesperados. Que nos olham e questionam…O que nos quis mostrar o pintor Nuno Gonçalves? O retrato escondido de uma sociedade complexa, de um país endividado, com fortes tensões sociais e interesses divergentes? O que significa o alheamento dos personagens e dos seus olhares?

É uma abordagem nova através da pintura, desafiante, que propõe leituras alternativas dos Painéis de São Vicente.

Visita à exposição de pintura de João Alvim, acompanhada pelo artista.
Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora
24 de outubro (sábado), às 10h30
Informações e inscrições através de e-mail – alexandra.prista@cnc.pt, ou telf.: 213 466 722
Preço: 15€ (inclui entrada, audio-guia e máscara)

Passeios em Lisboa ½ dia
Percursos realizados a pé.
Inclui recurso a audio-guia (que permite que os participantes oiçam o/a guia devidamente distanciados), viseira para o/a conferencista e máscaras para os participantes.
RESERVADOS A SÓCIOS DO CNC

Subscreva a nossa newsletter