Notícias

ENCRUZILHADAS DA DEMOCRACIA

Termina em 4 de Novembro este ciclo de debates que o CNC promove desde 15 de Abril, coordenado por Miguel Serras Pereira.

ENCRUZILHADAS DA DEMOCRACIA
Coordenação: Miguel Serras Pereira


Se todas as sociedades se criam a si próprias, através dos seus usos e costumes, das suas instituições que são representações e investimentos mais ou menos estabilizados do sentido da acção, dos fins que se propõem e/ou propõem aos indivíduos que (se) formam no seu interior, a originalidade da democracia, a sua novidade histórica e antropológica radical, está no reconhecimento de que as leis, no sentido mais amplo, as instituições e as diferentes cidades são criação humana, criações que não preexistem à acção que as cria, e na transformação deste reconhecimento no projecto da instituição de um corpo de cidadãos que igualitariamente governam e são ao mesmo tempo governados pelas leis que eles próprios se dão, sabendo-o e assumindo a responsabilidade das suas deliberações. Deste ponto de vista, a emergência social-histórica do projecto de autonomia política confunde-se com essa outra novidade antropológica que é o cidadão democrático, e este pressupõe a criação-formação de um tipo de indivíduo que a cidade ensine a pensar e agir por si próprio, a assumir-se como agente, co-autor responsavelmente participante na recriação quotidiana da cidade que o criou.


Foi pelo menos esta a concepção da democracia que presidiu à proposta do tema deste ciclo de debates – Encruzilhadas da Democracia – e que inspirou a série das questões a debater durante cada uma das suas sessões. Resta dizer que esta concepção estará ela própria em jogo a propósito de cada uma das seis encruzilhadas agora tomadas como ponto de partida, como de muitas outras, não menos importantes, que as questões presentes implicam. A democracia é também reflexão que interroga, imagina e compõe novas formas de si própria, e não pode deixar de incluir no funcionamento regular das suas instituições a recriação permanente das condições da sua criação.



Apoio: Ministério da Cultura


P R O G R A M A


 

Informações:
Tel.: 21 346 67 22 
E-mail: ttamen@cnc.pt

Sessões anteriores…

21 de Outubro – 18h00 – Centro Nacional de Cultura
A Palavra da Palavra Comunicação e Espaço Público


7 de Outubro – 18h – Centro Nacional de Cultura
4 – Repolitização Democrática do Trabalho e da Economia?
Alan Stoleroff
José Maria Castro Caldas
António Brandão Moniz


13 de Maio – 18h – Centro Nacional de Cultura
3 – A Questão Religiosa
O Problema Político da Religião
Frei Bento Domingues
Joana Lopes
Luís Salgado de Matos


29 de Abril – 18h – Centro Nacional de Cultura
2 – Exercício e Concepções da Cidadania
Helena Roseta
Guilherme d’Oliveira Martins
José Neves


15 de Abril – 18h – Centro Nacional de Cultura
1 – Democracia e Filosofia
Fernando Belo
Tito Cardoso e Cunha

Subscreva a nossa newsletter