Notícias

DICIONÁRIO HISTÓRICO DAS ORDENS E INSTITUIÇÕES AFINS EM PORTUGAL

A sessão de apresentação da obra, que conta com o apoio do CNC, realizar-se-á no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, na Alameda da Universidade, Campo Grande, em Lisboa, no dia 6 de Setembro de 2010, às 18h30.


DICIONÁRIO HISTÓRICO DAS ORDENS
E INSTITUIÇÕES AFINS EM PORTUGAL


6 de Setembro de 2010, às 18h30
Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa


 
O Reitor da Universidade de Lisboa, PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO NÓVOA, e o Editor da Gradiva Publicações, DR. GUILHERME VALENTE, convidam para a sessão pública de apresentação do DICIONÁRIO HISTÓRICO DAS ORDENS E INSTITUIÇÕES AFINS EM PORTUGAL dirigido por José Eduardo Franco, José Augusto Mourão e Ana Cristina da Costa Gomes.

Na apresentação da obra usarão da palavra António Borges Coelho, Carlos Moreira Azevedo, Guilherme d’Oliveira Martins, José Manuel Anes e Martim de Albuquerque.


A sessão de apresentação realizar-se-á no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, na Alameda da Universidade, Campo Grande, em Lisboa, no dia 6 de Setembro de 2010, às 18h30.


Concerto por ocasião da apresentação pública do Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal Coro Mozart


O Coro Mozart (Coro Juvenil de Viseu) nasce na cidade de Viseu, no seio da Escola de Música Mozart, em Janeiro de 2006, tendo como patrono musical Wolfgang Amadeus Mozart.


É (actualmente) constituído por cerca de 50 jovens coralistas – seleccionados (ao longo de 4 anos) em mais de 250 audições. Tem recebido elogios de críticos musicais nacionais e internacionais, tendo-lhe sido atribuído, em 2007, o Prémio Produção Artística Anim’Arte, na área musical.


Actuando quase sempre (por opção) com orquestrações previamente gravadas na EDIESTÚDIO de Viseu, o seu repertório coral (repartido, em média, por 4, 5 ou 6 vozes) distribui-se por áreas abrangentes, que vão desde o clássico ao jazz, passando pela música ligeira, música popular portuguesa, música popular russa, música francesa, gospel, rhytm & blues, etc.


A direcção artística do Coro Mozart está a cargo do Prof. Doutor Dionísio Vila Maior.


Realizou (muito jovem) os seus Estudos Musicais no Conservatório Dr. José Azeredo Perdigão e, mais tarde, no Conservatório do Porto. Enquanto professor universitário, tem-se dedicado ao ensino das Artes e da Literatura, tendo igualmente orientado diversos cursos e acções de formação sobre Direcção Artística e Expressão Artística. No campo musical, tem dirigido diversos coros e orientado cursos e acções de formação sobre Direcção Artística, Direcção Coral, Direcção Instrumental, Expressão Dramática e Expressão Musical em contexto educativo. Tendo alcançado diversos prémios, Dionísio Vila Maior é autor de dezenas de obras musicais (distribuídas entre Harmonização Vocal e Orquestração).


No seu curriculum académico conta-se uma dissertação de Mestrado sobre Fernando Pessoa e Bakhtine, na Universidade de Coimbra, e, na Universidade Aberta, uma tese de Doutoramento em Literatura Portuguesa, sobre Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e António Ferro.


É actualmente docente na Universidade Aberta e membro integrado do CLEPUL.


O Coro Mozart irá interpretar três temas:


1. FLAPJACKS FOR CHARLIE (music-hall de David Dunbar, maestro e compositor americano, escrito em
homenagem a Charles Chaplin);


2. STELLA VITAE (cantata para 5 vozes, escrita propositadamente para o Coro Mozart; constitui um hino à Natureza e ao Sol, e insere-se num movimento que tem cada vez mais adeptos: o movimento Music in Motion);


3. OH HAPPY DAY (conhecido hino escrito no século XVIII).
Todas as orquestrações e arranjos vocais são do Prof. Doutor Dionísio Vila Maior.


No final da sessão será servido um cocktail.

Subscreva a nossa newsletter