é claro que todo usuário ativo sabe que, para um jogo produtivo e regular, você pode obter ganhos poderosos. No entanto, muitos se assustam com a possibilidade de perder uma quantia decente de dinheiro no processo. Portal de jogos online https://bernardberkhout.com cuida de seus clientes e oferece-lhes um sistema de reembolso. Ele está disponível para todos os usuários que já estão registrados no site.

Cursos Livres Cursos Online

Degustação musical no tempo do Marquês de Pombal

Curso online coordenado por Teresa Castanheira

No século XVIII assistiu-se a uma profunda mudança de mentalidades a que o panorama musical da Europa não foi alheio. De uma cultura barroca de afetos, artificial e rebuscada, introduziu-se, a pouco e pouco, a apologia do saber e da razão. Alimentada pelos ideais iluministas também a música seguiria um outro rumo. O Marquês de Pombal viveu esse período de transição. Ao serviço como diplomata de uma corte absolutista e conservadora, foi consolidando o seu espírito iluminista no estrangeiro; de regresso a Lisboa, já como estadista é um nome incontornável do reinado de D. José I.

Este Curso visa por um lado estabelecer o enquadramento do panorama musical com a realidade cultural e sócio económica da época e, por outro, avaliar a situação portuguesa face aos desenvolvimentos musicais na Europa.

1.ª sessão
A vida musical em Londres e em Viena no tempo de Sebastião José Carvalho e Melo, embaixador. Os compositores Haendel e Gluck.

2.ª sessão
A vida musical sob a vigência de D. João V. O enfoque na música sacra e as oratórias de Francisco António de Almeida. A contratação de Domenico Scarlatti e o cravista Carlos Seixas. A problemática dos judeus na figura de António José da Silva.

3.ª sessão
A vida musical sob a vigência de D. José I. O investimento na ópera com a contratação de Bibiena, David Perez e Giziello. A Ópera do Tejo e o Teatro de Salvaterra.

4ª sessão
Ecos musicais e literários do terramoto, no estrangeiro, com Telemann e Voltaire. Os compositores Pedro António de Avondano e João de Sousa Carvalho.

Coordenação: Teresa Castanheira
Horário: 3.ªs feiras; das 18h30 às 20h00
Duração: 4 sessões; de 24 de janeiro a 14 de fevereiro de 2023
Preço: 100€ (sócio CNC) | 120€ (não sócio CNC)

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.


Sobre Teresa Castanheira
Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, é professora de História da Música, Acústica e História da Cultura e das Artes na Escola de Música do Conservatório Nacional.
Publicou os livros Cores & Sons: um cruzamento entre a pintura e a música do séc. XX (2015) e História da Música, uma Introdução (2012).
Foi crítica musical no Semanário Expresso (1998 a 2006) e foi autora de diversos programas radiofónicos na TSF (E a música continua… em 1997) e na RDP/Antena 2 (Degustação Musical em 2021, Árias a la Carte em 2012 e Vinceró em 2011 e Instrumentos Musicais em 1996 / 95). Tem-se dedicado à divulgação da música nos mais diversos locais como Centro Cultural de Belém, Centro Nacional de Cultura e El Corte Inglés, entre outros. Com o projecto Cores & Sons que interliga as áreas da Pintura e da Música desde a Idade Média até meados do séc. XX realizou cursos e conferências em torno deste cruzamento na Casa das Histórias Paula Rego, no Museu Nacional de Arte Antiga, na Fundação Júlio Resende, na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira e na Fundação Rui Cunha em Macau.
Pinta, expõe com regularidade e tem obra editada pelo Centro Português de Serigrafia.

Subscreva a nossa newsletter