No século XVIII assistiu-se a uma profunda mudança de mentalidades a que o panorama musical da Europa não foi alheio. De uma cultura barroca de afetos, artificial e rebuscada, introduziu-se, a pouco e pouco, a apologia do saber e da razão. Alimentada pelos ideais iluministas também a música seguiria um outro rumo. O Marquês de Pombal viveu esse período de transição. Ao serviço como diplomata de uma corte absolutista e conservadora, foi consolidando o seu espírito iluminista no estrangeiro; de regresso a Lisboa, já como estadista é um nome incontornável do reinado de D. José I.
Este Curso visa por um lado estabelecer o enquadramento do panorama musical com a realidade cultural e sócio económica da época e, por outro, avaliar a situação portuguesa face aos desenvolvimentos musicais na Europa.
1.ª sessão
A vida musical em Londres e em Viena no tempo de Sebastião José Carvalho e Melo, embaixador. Os compositores Haendel e Gluck.
2.ª sessão
A vida musical sob a vigência de D. João V. O enfoque na música sacra e as oratórias de Francisco António de Almeida. A contratação de Domenico Scarlatti e o cravista Carlos Seixas. A problemática dos judeus na figura de António José da Silva.
3.ª sessão
A vida musical sob a vigência de D. José I. O investimento na ópera com a contratação de Bibiena, David Perez e Giziello. A Ópera do Tejo e o Teatro de Salvaterra.
4ª sessão
Ecos musicais e literários do terramoto, no estrangeiro, com Telemann e Voltaire. Os compositores Pedro António de Avondano e João de Sousa Carvalho.
Coordenação: Teresa Castanheira
Horário: 3.ªs feiras; das 18h30 às 20h00
Duração: 4 sessões; de 24 de janeiro a 14 de fevereiro de 2023
Preço: 100€ (sócio CNC) | 120€ (não sócio CNC)
Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.
Sobre Teresa Castanheira
Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, é professora de História da Música, Acústica e História da Cultura e das Artes na Escola de Música do Conservatório Nacional.
Publicou os livros Cores & Sons: um cruzamento entre a pintura e a música do séc. XX (2015) e História da Música, uma Introdução (2012).
Foi crítica musical no Semanário Expresso (1998 a 2006) e foi autora de diversos programas radiofónicos na TSF (E a música continua… em 1997) e na RDP/Antena 2 (Degustação Musical em 2021, Árias a la Carte em 2012 e Vinceró em 2011 e Instrumentos Musicais em 1996 / 95). Tem-se dedicado à divulgação da música nos mais diversos locais como Centro Cultural de Belém, Centro Nacional de Cultura e El Corte Inglés, entre outros. Com o projecto Cores & Sons que interliga as áreas da Pintura e da Música desde a Idade Média até meados do séc. XX realizou cursos e conferências em torno deste cruzamento na Casa das Histórias Paula Rego, no Museu Nacional de Arte Antiga, na Fundação Júlio Resende, na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira e na Fundação Rui Cunha em Macau.
Pinta, expõe com regularidade e tem obra editada pelo Centro Português de Serigrafia.