Cursos Livres Cursos Online

D. Carlos de Bragança, um rei incompreendido

Curso online coordenado por Margarida Magalhães Ramalho, terá lugar entre 27 de outubro e 24 de novembro de 2022

D. Carlos foi um dos mais interessantes e interessados monarcas da dinastia de Bragança. No entanto, por razões que se prendem não só com a turbulência do final da monarquia, mas também com a visão transmitida pela historiografia pós-república, acabaria por ser durante décadas, incompreendido e muito mal-amado.
Herdou um reino à beira da bancarrota e no auge de uma disputa territorial em África com a poderosa Inglaterra, que acabaria com o Ultimato, que ensombraria o resto do seu reinado. Apesar disso, D. Carlos conseguiria minimizar as perdas no continente africano, recolocaria Portugal no mapa político europeu, tentaria modernizar a administração pública, a instrução e o exército.
Interessou-se ainda pela fotografia, pela pintura (tendo sido um excelente artista), pela ornitologia e pela oceanografia (os seus trabalhos nesta área serviram de base à oceanografia portuguesa).
Seria assassinado em 1908, juntamente com o seu filho, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

PROGRAMA

1.ª sessão: Portugal na 2ª metade do século XIX

2.ª sessão: D. Carlos, um príncipe desejado

3.ª sessão: O rei artista

4.ª sessão: O cientista

5.ª sessão: Um trono apodrecido

Coordenação: Margarida Magalhães Ramalho
Horário: 5as feiras; das 18h00 às 19h00
Duração: 5 sessões; de 27 de outubro a 24 de novembro
Preço: 100€ (sócio CNC) | 120€ (não sócio CNC)

Margarida Magalhães Ramalho
Investigadora do Instituto de História Contemporânea. Dirigiu as escavações arqueológicas na Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, em Cascais, pertenceu aos quadros da EXPO’98 (1993-1998) onde comissariou algumas exposições. Freelancer desde então, continua a comissariar exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro. É coautora do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes e colabora com a Visão História e jornal Expresso.

Nos cursos online todas as sessões serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt

Subscreva a nossa newsletter