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Cursos Livres : 1º trimestre de 2005

CURSOS LIVRES
1º Trimestre de 2005



I – HISTÓRIA DE ARTE NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA I (SÉC. XIX)


O percurso artístico na Época Contemporânea é complexo e multifacetado. No quadro de um processo de profundas e rápidas transformações, a arte vai encontrar novos rumos e assumir novos sentidos. Para melhor compreender este percurso, propomos-lhe um primeiro ciclo temático relativo à problemática das artes visuais no século XIX. Através desta abordagem, procuraremos analisar os contextos, abordar as novas formas de produção e consumo cultural e desenvolver as principais propostas artísticas que, para além do seu enquadramento temporal específico, fundamentaram a construção da modernidade exprimem o permanente e sempre actual debate entre tradição e inovação. Nesta perspectiva, inserem-se também as temáticas relativas à cultura artística em Portugal.
       
1. A artes no contexto da sociedade industrial e da cultura urbana
2. O Neoclassicismo e as suas consequências 
3. Romantismo, Revivalismos, Exotismo 
4. Realismo, Naturalismo, Ecletismo 
5. Impressionismo e pos-Impressionismo 
6. A Arquitectura do Ferro e as novas soluções construtivas 
7. Arte Nova e Modernismo
8. As cidades e o urbanismo oitocentista 


Coordenação: Maria Calado
Horário: quartas-feiras, das 18h30 às 20h
Duração: 8 sessões, início a 16 de Fevereiro



II – AS RELIGIÕES DO MEDITERRÂNEO: CRISTIANISMO, JUDAÍSMO E ISLAMISMO


As três grandes religiões proféticas, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, nasceram ou desenvolveram-se nas margens do Mar Mediterrâneo. Propondo a crença num Deus único, universal e pessoal as “Religiões do Livro” distanciam-se dos cultos mais antigos, mas desde o nascimento lutam entre si pela primazia da ocupação do espaço e das consciências. Mais de metade da humanidade aderiu ao monoteísmo mediterrânico e o confronto entre as instituições religiosas que se desenvolveram nesse Mar tornou-se a face exterior do choque entre culturas e civilizações. Conhecer as religiões mediterrânicas é um primeiro gesto, urgente, de compreensão e de tolerância que abre caminho à convivência das diversas culturas num Mundo globalizado.
1- O Deus de Israel, o Deus das Tribos. O Mito de Jerusalém, exílios e diásporas. O Templo e a Sinagoga.
2- Pérsia e Grécia, profetismo e filosofia, o trauma da helenização. A Judeia Romana e os grupos sociais em presença.
3- A romanização é o contexto social de base da acção de Jesus de Nazaré. Algumas notas sobre a espiritualidade de Cristo num mundo judaico em mutação.
4- O modelo rabínico do Judaísmo após a queda de Jerusalém. Judaismo cristão e Helenismo cristão após a morte de Jesus. Profetas e Mestres de Filosofia das Igrejas Cristãs nos dois primeiros séculos da nossa Era.
5- O modelo urbano do cristianismo de Constantinopla. O bispo, “Senhor da Cidade”, num Império “absolutista”. A função de controle global dos Patriarcados Imperiais. A Igreja Cristã é bizantina até às “invasões árabes”.
6- Maomé, a Arábia e a geo-política do Médio Oriente. O contexto espiritual da Arábia, as raízes judaico-cristãs do anúncio profético. A espiritualidade islâmica, a estrutura do Corão. Omíadas e Abássidas. A “Invasão” da Península Ibérica.
7- A evangelização do Norte ou a recuperação “romano-cristã” do Norte da Europa. Mediterrâneo e Mar do Norte na formação da dupla identidade europeia. As “invasões árabes” provocam a desorganização dos Patriarcados Orientais e a emergência do Patriarcado “Ocidental Papal”. A “invenção” Papal do Império carolíngio. Carlos Magno é coroado o “novo” Imperador no Ocidente.
8- A transformação do modelo cristão “urbano-imperial” do sul num cristianismo tribal, feudal ruralizado do norte. Espiritualidade medieval, o sagrado terrível, peregrinações, relíquias. O culto religioso “céltico” na base da crítica (”Correctio Rusticorum”) de S. Martinho de Dume.
9- Expansão da Europa, cruzadas do norte contra o sul mediterrânico. O renascimento do sistema urbano europeu. Papa e Imperador, absolutismos e repúblicas. Pregações, religiosidade pessoal e intimista. Mística – “o fenómeno” de Deus.
10- Humanismos e Renascimentos. “Livre exame” e Reforma protestante. A difusão colonial do modelo europeu ou o “Ir por almas e fazenda”. O “Império Católico” dos Áustrias, o Império Otomano. Nacionalismos e religiões confessionais.
11- O choque dos “Positivismos” e “Ateísmos”. A unidade cultural da Ilustração e do Liberalismo europeus. As revoluções anti-absolutistas e a “Igreja Restaurada”.
12- A redescoberta contemporânea do Sagrado. Cristo romano, nórdico ou universal ? Os fundamentalismos religiosos e os diversos  “eixos do mal”.


Coordenação: José Luís de Matos
Horário: quintas-feiras, das 18h30 às 20h
Duração: 12 sessões, início a 20 de Janeiro



III – PATRIMÓNIO MUNDIAL (adiado sem data definida)


Percurso por alguns dos Monumentos e/ou conjuntos que mereceram da UNESCO a classificação de Património Mundial.


1983 Centro Histórico de Angra do Heroísmo nos Açores
1983 Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa
1983 Mosteiro da Batalha
1983 Convento de Cristo em Tomar
1988 Centro Histórico de Évora
1989 Mosteiro de Alcobaça
1995 Paisagem Cultural de Sintra
1996 Centro Histórico do Porto
2001 Centro Histórico de Guimarães


Coordenação: Glória Azevedo Coutinho



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
CENTRO NACIONAL DE CULTURA
R. António Maria Cardoso, nº 68  1249-101 Lisboa
Tel: 213 466 722; Fax: 213 478 654; Email: alexandra.prista@cnc.pt

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