Notícias

CNC associa-se a homenagem a Luís Villas-Boas

100 anos de jazz em Portugal celebrados a 9 de fevereiro no CCB, uma ideia original de João Moreira dos Santos

O Centro Nacional de Cultura associa-se à homenagem a Luís Villas-Boas, promovida pela Égide – Associação Portuguesa das Artes em colaboração com o Hot Clube de Portugal, que tem lugar no próximo dia 9 de fevereiro no Centro Cultural de Belém.

Nesta ocasião celebra-se um duplo centenário assinalado em 2024: o nascimento de Luís Villas-Boas (1924-1999) – considerado o “pai” do jazz em Portugal – e o primeiro concerto de jazz efetuado no país por um grupo estrangeiro, a Pan-American Ragtime Band, ocorrido em 1924 no Teatro da Trindade, em Lisboa.

A partir das 17h, na sala Luís de Freitas Branco, haverá lugar a uma sessão de divulgação que inclui uma Mesa-redonda sobre os 100 anos de jazz em Portugal, a atuação do sexteto Syncopators, que recria a música tocada em Lisboa, em 1927, pela primeira jazzband norte americana a visitar o país, a estreia do documentário Luís Villas-Boas, a Última Viagem, realizado por Laurent Filipe, a apresentação do livro Luís Villas-Boas: o Pai do Jazz em Portugal, de João Moreira dos Santos, e uma pequena exposição de pintura do artista plástico XicoFran, subordinada ao tema 100 Anos de Jazz em Portugal.

Programa

17:00 – Abertura por Ana Proença (presidente da Égide) e Pedro Moreira (presidente do Hot Clube de Portugal).

17:15 – Mesa-redonda 100 anos de Jazz em Portugal, e agora?, com João Almeida (moderador), Pedro Moreira, Barros Veloso e João Moreira dos Santos.

18:15 – Sexteto Syncopators | Recriação ao vivo da música do primeiro grupo de jazz norte-americano a tocar em Portugal: Moisés Fernandes (cornetim), Alexandre Castaldo (saxofone-soprano), Ricardo Sousa (trombone), José Amoreira (contrabaixo), Cláudio Campos (guitarra e banjo) e Martim Correia (bateria). Repertório: Stoppin’ the Traffic (Leroy Maxey), Ozark mountain blues (R.Q. Dickerson) e Prohibition blues (Walter Thomas).

18:30 – Estreia do documentário Luís Villas-Boas: a Última Viagem, de Laurent Filipe.

19:30 – Apresentação do livro Luís Villas-Boas, o pai do Jazz em Portugal, de João Moreira dos Santos, e da exposição 100 anos de Jazz em Portugal, de Xico Fran.

Entrada livre, mediante prévia inscrição por e-mail
info@egideartes.pt ou divulgacao@cnc.pt

Pelas 21h00, o Pequeno Auditório acolhe o espetáculo Tudo Isto é Jazz!, uma ideia original de João Moreira dos Santos com encenação de Carlos Antunes e guião dramatúrgico de Fernando Villas-Boas.
Os bilhetes para este concerto já se encontram esgotados.

Subscreva a nossa newsletter