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CICLO EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO SÉCULO XXI – O PAPEL DAS FAMÍLIAS

3ª Conferência dia 25 de setembro…

CICLO EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO SÉCULO XXI
O PAPEL DAS FAMÍLIAS


O Clube UNESCO de Educação Artística com o apoio do Centro Nacional de Cultura tem dedicado a sua atenção, de forma particular, aos processos de transmissão a crianças e jovens do conhecimento das artes – na área da música, do teatro, da dança, e da expressão plástica – em ambiente escolar ou institucional. Ao longo dos anos, e desde a sua formação, quer nas escolas, junto de alunos e professores, quer fora delas, em conferências abertas ao público ou sessões especialmente dedicadas a professores e outros profissionais da área, os membros, formadores, parceiros e convidados deste Clube ensinaram e analisaram as formas como se processa essa transmissão, como funciona a apropriação de conhecimentos, os seus efeitos a nível do desenvolvimento pessoal, a sua importância central ou coadjuvante na formação de uma cidadania ativa, participativa, mais consciente e mais criativa.


É chegado o momento de, sem descurar a continuidade deste trabalho muito sustentado a nível escolar, tentar perceber qual é e qual pode ser o papel dos pais e da família neste processo de transmissão do saber artístico, quer autonomamente, quer em ligação à própria escola.


Sendo os primeiros responsáveis e interessados na educação dos filhos, o papel das famílias pode e deve ser determinante quer na transmissão direta das artes, quando o possam e saibam fazer, quer na reivindicação da educação artística para os filhos, como um direito e uma necessidade de desenvolvimento.


É nesse sentido que o Clube Unesco de Educação Artística se propõe agora conhecer e analisar, através de exemplos concretos, como funciona a educação artística em família, e a partir daí explorar de que formas se podem divulgar e generalizar algumas dessas práticas, e ainda como podem as associações de pais ser mobilizadas para esta causa, neste caso com reflexos positivos quer a nível privado, quer público, pelo papel crescente que estas desempenham a nível escolar. De resto, aquilo que é válido para a educação artística é-o igualmente para a educação científica, pelo que a questão do envolvimento e da discussão dos papel dos pais tem um caráter muito mais abrangente do que aquele que recai no âmbito estrito do ensino das e pelas artes.


Assim, o programa de conferências proposto irá reunir artistas e os seus pais e especialistas em questões ligadas à pedagogia, juventude e ambiente familiar responsáveis por associações de pais, etc., para além de decisores e formadores nestas áreas.






 


1ª Conferência | dia 29 de maio
Guilherme d’Oliveira Martins
, Presidente do Centro Nacional de Cultura
Jorge Ascensão, Presidente da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais
Bárbara Wong, Jornal Público
Ana Pereira Caldas, Presidente do Clube UNESCO de Educação Artística


2ª Conferência | dia 26 de junho
LEONOR KEIL / LIRA KEIL
José Manuel dos Santos
, Diretor Cultural da Fundação EDP


3ª Conferência | dia 25 de setembro
CATARINA FURTADO / JOAQUIM FURTADO (*)
Pedro Strecht, Pedopsiquiatra


4ª Conferência | dia 30 de outubro
CARMINHO / TERESA SIQUEIRA
Maria de Lurdes Paixão,
Pro Dignitate 


5ª Conferência | dia 27 de novembro
Guilherme d’Oliveira Martins
, Presidente do Centro Nacional de Cultura
Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Gulbenkian
João Grancho, Secretário de Estado da Educação (*)


(*) a confirmar


Entrada livre


 


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