Notícias

CICLO DE JANTARES-DEBATE “PORTUGAL: O PRESENTE TEM FUTURO?”

Miguel Poiares Maduro encerra ciclo de jantares-debate a 20 de Junho no Grémio Literário

Ciclo de jantares-debate
“Portugal:  o presente tem  futuro?”



Dia 20 de junho às 20h
Orador: Miguel Poiares Maduro
Local: Biblioteca do Grémio Literário
Preço do jantar: 30 euros


 


Com uma conferência do ministro Miguel Poiares Maduro conclui-se,   no próximo dia 20 de Junho, o ciclo de jantares-debate, promovido pelo CPI, CNC e Grémio Literário, subordinado ao tema “Portugal: o presente tem  futuro?”.  Os jantares decorrem na Biblioteca do Grémio Literário.


Miguel Poiares Maduro, ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, que tutela, também, a Comunicação Social, ingressou recentemente no Governo, na última remodelação ministerial, sendo recebido com uma invulgar expectativa, tendo em conta não apenas o seu brilhante  currículo académico, como a sua vocação  europeísta e experiência como especialista em Direito constitucional.


A sua personalidade, pouco afeita a regras normativas rígidas, e o seu pensamento inovador , são vistos como uma potencial lufada de nova energia e de frescura,  num Governo que tem sido fortemente castigado pela opinião publicada,  devido à sua política orçamental e de severa austeridade.


Nascido em 1967, Miguel Poiares Maduro iniciou a atividade académica na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde obteve a licenciatura. É doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, que lhe atribuiu ainda os prémios para a melhor tese de Doutoramento e de melhor investigador do Departamento de Direito.
Para além da Faculdade de Direito de Lisboa , leccionou, também,  em universidades como as de Yale, London School of Academics e  Universidade de Chicago , bem como  na Universidade Católica e no Colégio da Europa.


Entre 2003 e 2009, foi advogado geral do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias. É autor de vários trabalhos, alguns dos quais considerados obras de referência no campo dos estudos jurídicos. 


Em 2010, já professor catedrático, Miguel Poiares Maduro foi distinguido, por unanimidade do Júri, com o Prémio Gulbenkian Ciência, dedicado naquele  ano às Ciências Sociais e Humanas.


Recorde-se que o  júri do prémio, foi unânime “em reconhecer a excelência do trabalho de Miguel Poiares Maduro, em particular nos domínios do Direito da União Europeia e do estudo comparado do Direito Constitucional e do Direito do Comércio Internacional”.   


Agraciado com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada é autor do livro “We the Court – The European Court of Justice and the European Economic Constitution” (Oxford, Hart Publishing, 1997).


Mais recentemente publicou em português “A Constituição Plural – Constitutionalismo e União Europeia (Lisboa, Principia, 2006) tendo publicado, igualmente, um livro não jurídico (Crónicas de um Peixe Fora de Água, Lisboa, Entrelinhas, 2006).
Biograficamente, além de uma militância precoce na JSD , Poiares Maduro não é estranho aos assuntos dos media, tendo sido um dos quatro relatores do Grupo de Alto Nível para a Liberdade de Imprensa na Europa, onde defendeu  o papel democrático da Imprensa livre, e apoios estatais ao jornalismo de investigação.


No plano pessoal, entre os seus hobbies, figuram a culinária, em que é considerado exímio, o cinema e gosta de jogar futebol.   Uma frase que o qualifica: “Um bom político para mim tem que ser uma mistura de um cartógrafo, de um poeta e de um Juiz”. Ou outra ainda: “O nosso espaço público está cheio de gente com razão mas que não faz uso dela”.


Em traços muito breves, é este o perfil de Miguel Poiares Maduro, que nos privilegia com a sua participação, a encerrar este ciclo.


Recorde-se que já intervieram neste Ciclo de jantares-debate, iniciado há cerca de um ano, Guilherme  d`Oliveira Martins, Vasco Graça Moura , Marcelo Rebelo de Sousa,  António Barreto,  João Bosco Mota Amaral ,  José Silva Peneda, Fernando Ulrich , Francisco Balsemão,  Zeinal Bava e Manuela Ferreira Leite.


“Portugal: o presente tem  futuro?”   constitui , assim, uma proposta  de reflexão e de intervenção aberta à participação dos associados das três instituições que se juntaram na organização do ciclo.
Venha debater o  futuro e jantar connosco.

Subscreva a nossa newsletter