Notícias

CENTRO NACIONAL DE CULTURA – Núcleo do Porto

Encerra no próximo dia 31 o ciclo de conferências sobre “Figuras da cultura do Porto”que o CNC-Núcleo Porto promoveu desde Março na sua sede.

CICLO DE CONFERÊNCIAS
FIGURAS DA CULTURA DO PORTO

Palacete dos Viscondes de Balsemão
Prª Carlos Alberto, 71 | 21h30

Entrada livre | Informações: 961371760


Encerra no próximo dia 31 o ciclo de conferências sobre figuras da cultura do Porto que o CNC-Núcleo Porto promoveu desde Março na sua sede.




16 Março  
“António Nobre ao Espelho” | Mário Claúdio
“Procura-se analisar o tipo de relação muito particular que António Nobre estabeleceu com a sua própria imagem, ilustrada por fotografias e integrada no contexto predominantemente narcísico de sua expressão poética.”



28 de Março
“Fernando Távora” | Alexandre Alves Costa
“Távora construiu o seu magistério como resultado natural da sua forma de estar no mundo. disse-nos ele: o estilo não conta, mas sim a relação com a vida.  a obra de Távora nunca abandonou a fidelidade afirmada ao movimento moderno, amadureceu nela como o seu autor. E ao contrário de outros, talvez mais velhos e mais imaturos, transformou a fidelidade em coisa  inclusiva e não exclusiva. Daí a sua continuidade e a sua coerência e, sobretudo, a sua permanente contemporaneidade.
Mas o que marcou profundamente a chamada escola do Porto, ao longo dos seus mais de quarenta anos de magistério, foi a compatibilização desta convicção modernista com a tentativa de elaboração de um método e não de transmissão ou defesa de um código formal, foi a consideração da história como um instrumento operativo para a construção do presente, foi, não só a definição de arquitectura na sua adequação construtiva e funcional, mas sobretudo como representação de cada um, porque representa todos, fazendo de cada edifício um corpo vivo, um organismo com alma e línguagem próprias.”


18 de Abril  
J. P. Oliveira Martins | Guilherme d’Oliveira Martins
“A cidade do Porto foi o lugar de desenvolvimento de um movimento político que visou mudar o país e pô-lo ao ritmo da Europa e do mundo. Significativamente o orgão de imprensa chamou-se A Província”.


23 de Maio  
“Os Bispos do Porto na constução da cidade” | Francisco Ribeiro da Silva
“A construção de uma cidade é um processo dinâmico, multifacetado e nunca acabado. Ao longo desse processo multissecular, vão-se fixando traços identitários e desenvolvem-se características peculiares que se convertem na imagem de marca da cidade. Assim sendo, pretende-se, nesta comunicação, equacionar a relação dos Bispos do Porto com a Cidade, numa dupla perspectiva: se os Bispos, no seu conjunto, fazem parte obrigatoriamente dessa imagem de marca da cidade do Porto; que papel lhes coube na construção e afirmação da mesma cidade e na sua projecção externa.”


31 de Maio  
“Sophia relembrada com o coração” | Alberto Vaz da Silva
“Evocação da infância de Sophia de Mello Breyner Andresen, entre o Campo Alegre, no Porto, e o Campo Grande, em Lisboa. Memórias de um significativo troço de vida partilhado com Sophia e Francisco Sousa Tavares. A coragem política de ambos; como se reflectiu na poesia. A literatura e a censura. As viagens, os tempos de lazer, o Algarve, a Grécia e a Sicilia. O idealizado e o vivido. As grandes amizades que a morte jamais apagará.”


 



   Apoios:

Patrocínio:

Organização:

Subscreva a nossa newsletter