Destaque

Cantábria: de Altamira a Picasso

Viagem a decorrer de 24 a 29 de julho de 2021
Guia: Anísio Franco

Centro Nacional de Cultura está a preparar uma série de novos projetos de viagem que irá divulgar brevemente. 

Começamos em julho, com uma viagem à Cantábria, onde vamos conhecer a História, a Cultura, a Arte e a Natureza, com destaque para a Arte Rupestre e o Centro Botín, realçando a exposição Picasso Ibero dedicada à influência da arte ibérica na sua obra, apresentando inúmeras obras de toda a carreira de Picasso, exibidas ao lado de objetos ibéricos que o inspiraram, que vão desde esculturas de bronze e pedra a cerâmicas pintadas. 

A Cantábria, embora seja uma das mais pequenas regiões de Espanha, situada no Norte do país entre as Astúrias e o País Basco, é uma das mais ricas em Património Natural e Cultural. Com um clima de Verão ameno, a sua beleza natural com picos montanhosos, costas acidentadas, praias e rios caudalosos, a sua extraordinária riqueza patrimonial que inclui grutas pré-históricas como as de Altamira (UNESCO), igrejas e mosteiros medievais, edifícios modernistas e obras de arte histórica e contemporânea. Belos monumentos como o Palácio de la Magdalena, em Santander, o Mosteiro de Santo Toríbio, em Potes, ou O Capricho de Gaudí, em Comillas, são motivos suficientes para nos aventurarmos a propor aos nossos sócios este projeto. 

A nossa proposta é viajar em autocarro (com limitações de lotação consoante as restrições COVID19) pela Cantábria e conhecer as suas várias dimensões num itinerário que aborda a diversidade cultural e artística, mas também gastronómica, em locais como Santander, Santillana del Mar, Comillas, Potes, Loredo ou Castro Urdiales. 
A chegada e partida de Santander serão por avião com escala em Madrid. 

Programa provisório

24 de julho (sábado) | Lisboa – Santander
12h30 – partida em voo Iberia com destino a Santander (via Madrid)
17h10 – chegada a Santander, transfer e check-in no Gran Hotel Sardinero**** ou similar, junto à praia
Tempo livre
20h30 – jantar incluído

25 de julho (domingo) | Santander
Visitas em Santander que incluem o Centro Botín, edifício projetado por Renzo Piano em colaboração com Luís Vidal +arquitetos, destacando-se também a visita guiada à Exposição Picasso Ibero
Percurso a pé pelo Paseo e Jardins da Rua Pereda e Castelar e visita ao centro histórico, incluindo a Catedral de Santa Maria da Assunção e Museu de Pré-História e Arqueologia de Cantábria
Percursos em autocarro, almoço e jantar incluídos

26 de julho (segunda-feira) | Santander – Agüero – Castro Urdiales – Laredo – Santoña – Santander
Partida do autocarro em direção a Castro Urdiales com passagem pela aldeia medieval Agüero que conserva uma torre, um solar e uma igreja paroquial de grande interesse.
Visita ao centro histórico de Castro Urdiales chamada a Roma Atlântica – Flavióbriga, incluindo a Igreja de Santa Maria, Farol de Santa Ana e o centro histórico onde, na rua Ardigales se encontra um centro de interpretação do período Romano.
Almoço em Castro Urdiales
Visitas no centro histórico da Aldeia velha de Laredo cuja origem ainda é bastante difusa, sendo citada pela primeira vez em documento do ano de 1068.
Regresso a Santander com passagem e passeio em Santoña
Jantar de tapas e alojamento no hotel

27 de julho (terça-feira) | Santander – Comillas – Potes – Santillana del Mar – Santander
Partida do autocarro em direção a Comillas para visitar “O Capricho” de António Gaudí.
Viagem até à cidade de Potes, no sopé do Parque Nacional Picos de Europa, para passeio pelo seu centro histórico classificado como Bem de Interesse Cultural, na categoria de Património Histórico, desde 1983.
Almoço em Cosgaya e visita ao Mosteiro de Santo Toribio de Liébana
Jantar e alojamento no hotel

28 de julho (quarta-Feira) | Santander – Santillana del Mar – Santander
Partida em autocarro para visitar o centro histórico medieval Santillana del Mar, classificado como Monumento Nacional, incluindo a Colegiata de Santa Juliana (um dos monumentos mais representativos da arquitetura românica de Cantábria).
Almoço em Santillana del Mar ou em San Vicente de la Barquera
Visita ao Museu Nacional e Centro de Investigação de Altamira
Jantar e alojamento no hotel

29 julho (quinta-feira) | Santander – Lisboa
Visitas em Santander incluindo o Palácio e península de Magdalena e a Biblioteca Menéndez Pelayo
Almoço e transfer ao aeroporto para regresso a Lisboa
21h30 – chegada a Lisboa

Nota: este itinerário poderá sofrer alterações.

Envie-nos a sua demonstração de interesse, através de e-mail para lmendes@cnc.pt

Subscreva a nossa newsletter