Notícias

BOLSAS CRIAR LUSOFONIA 2005

Já foram apurados os resultados das Bolsas Criar Lusofonia 2005 geridas pelo Centro Nacional de Cultura.

BOLSAS CRIAR LUSOFONIA 2005
 
Já foram apurados os resultados das Bolsas Criar Lusofonia 2005 geridas pelo Centro Nacional de Cultura.


Marcos Muthewuye, de nacionalidade moçambicana, foi contemplado com uma bolsa no montante de 5000 Euros pela apresentação do projecto Diálogo-Tradição-Contemporaneidade, onde se pretende estabelecer um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo usando elementos africanos com alguns estereotipos da indústria comercial moderna, e cujo processo de investigação irá ser desenvolvido em Portugal.


A 1ª edição da área de Artes Plásticas contou com o apoio do Instituto Camões e o respectivo júri foi composto por Nuno Faria, Consultor do Serviço de Belas Artes da Fundação Gulbenkian, Alexandre Melo, Crítico de Arte, António Pinto Ribeiro, ensaísta e ainda Simonetta Luz Afonso em representação do Instituto Camões e Maria Calado pelo Centro Nacional de Cultura.


Na área de Literatura foram distinguidos ex-aequo com bolsas de idêntico montante os escritores portugueses Tiago Torres da Silva, com o projecto As Primeiras Rugas (título provisório) e  Possidónio Cachapa, com o projecto GLÓRIA, ambos a ser desenvolvidos no Brasil e ainda Paulo Ramalho, que pretende deslocar-se a S. Tomé, com o projecto Ilha Entre Linhas.


A área de Literatura conta com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e o respectivo júri foi composto pelos Jornalistas Leonor Xavier, António Carlos Carvalho e José Carlos Vasconcelos, e ainda Maria Carlos Loureiro em representação do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e  Guilherme d’Oliveira Martins pelo Centro Nacional de Cultura.

Subscreva a nossa newsletter