Agenda

Bibliotecando em Tomar 2025

Na edição deste ano, que tem como tema central “Centros e Periferias: Um Diálogo Necessário”, será homenageado o escritor Mia Couto.

A 15.ª edição do festival literário Bibliotecando em Tomar, que tem como presidente da Comissão de Honra o Doutor Guilherme d’ Oliveira Martins e conta com o Alto-Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, realizar-se-á nos dias 16 e 17 de maio. Sustenta-se num trabalho de parceria entre várias entidades: Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Agrupamento de Escolas Templários, Câmara Municipal de Tomar, Centro de Formação “Os Templários”, Centro Nacional de Cultura, Instituto Politécnico de Tomar e Rede de Bibliotecas Escolares. Este ano será homenageado o escritor moçambicano, Mia Couto, cuja obra será analisada e interpretada por especialistas e leitores.

Como anunciado no encerramento da última edição: «Centros e Periferias: Um diálogo necessário» é o tema norteador dos debates deste ano. Se a dimensão espacial é aquela que desde logo se apresenta como definidora, trazendo imagens de um lugar nevrálgico e das realidades outras que à sua volta se criam, o binómio centro-periferia convoca outros e diferenciados espaços de discussão em torno de questões sociais, políticas, económicas, culturais, urbanísticas. De que falamos quando utilizamos os termos centro e periferia? Que conotações estão agregadas ao binómio? Quais as traduções destes conceitos nos vários domínios do saber? Qual o lugar da memória coletiva na tradução de centro e periferia ao longo dos tempos?

Ao longo dos dois dias do Bibliotecando em Tomar, procuraremos responder a estas questões, em viagens mediadas por ilustres oradores, que nos ajudarão a pensar os conceitos de centro e periferia em diferentes áreas de saber, guiados por um pensamento que Mia Couto nos deixou sobre esta problemática: «Não existe alternativa: a globalização começou com o primeiro homem. (…) O que podemos fazer, nos dias de hoje, é responder à globalização desumanizante com uma outra globalização, feita à nossa maneira e com os nossos propósitos. Não tanto para contrapor. Mas para criar um mundo plural em que todos possam mundializar e ser mundializados. Sem hegemonia, sem dominação. Um mundo que escuta as vozes diversas, em que todos são, em simultâneo, centro e periferia. Só há um caminho. Que não é o da imposição. Mas o da sedução.» (Pensatempos, p. 155)

O Bibliotecando em Tomar é uma organização conjunta do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, do Agrupamento de Escolas Templários, da Câmara Municipal de Tomar, do Centro de Formação ‘’Os Templários’’, do Centro Nacional de Cultura, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Instituto Politécnico de Tomar e pretende ser um espaço e um tempo de celebração do conhecimento, da cultura e do património, promovendo partilhas e discussões acerca da condição humana e da representação da nossa identidade coletiva.

Programa completo e mais informações em http://www.bibliotecandoemtomar.ipt.pt/

Subscreva a nossa newsletter