Livros, guias e brochuras

A Aventura da Moraes

Autores
António Alçada Baptista, António Jorge Martins, Pedro Tamen, João Bénard da Costa, Frei Mateus Cardoso Peres O.P., Joana Lopes, Guilherme d’Oliveira Martins e Isabel Tamen

Livro dedicado à atividade da Livraria MORAES ao longo de duas decisivas décadas. Durante muitos anos situada no Largo do Picadeiro, um inovador esforço editorial, a MORAES, desde os finais dos anos 50 até início de 70 do século passado, mudou radicalmente o panorama editorial no nosso País. Com a publicação de obras literárias, ensaio, poesia ou religião, a MORAES mostrou que se podia inovar e abrir novos horizontes mesmo numa sociedade que, ao tempo, era fechada e avessa a este tipo de aventuras.
Referência do que foram as principais – e hoje históricas – coleções da MORAES, desde o “Círculo do Humanismo Cristão” ao “Círculo de Poesia”, das Revistas “O Tempo e o Modo” e “Concilium” até às importantes obras literárias de autores portugueses e estrangeiros, na maioria dos casos desconhecidos do público da altura. A qualidade dos livros editados e o novo espírito culto e moderno que deles se desprendia gerou, no Portugal da época, um movimento que foi muito além da editora e que deu origem a uma série de agrupamentos políticos, sociais artísticos e literários.
Viveu-se em Portugal, o que é raro, um movimento de entusiasmo, criatividade, coragem, humor e espírito de epopeia que bem pode servir de exemplo em épocas menos dadas a tais empreendimentos coletivos.
Por isso este livro “A Aventura da Moraes”, aventura cujo principal responsável foi, inegavelmente, António Alçada Baptista.

Edição: Centro Nacional de Cultura com o apoio da CGD
Maio 2006

À venda no CNC.
Possibilidade de envio à cobrança (acresce portes de envio).
Para mais informações: droquette@cnc.pt 

PVP: 21,00€
SÓCIOS: 20,00€

Subscreva a nossa newsletter