Atividades

Ver pela Arte :: O PROJETO

Lançado no ano letivo de 2014/2015 o programa Ver pela Arte, possibilitou a aprendizagem de música por alunos com deficiência visual na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda a Velha.

O projeto incluiu na prática pedagógica, Formação Musical, Cultura Musical, História da Música e Cultura das Artes, Instrumento, Musicografia Braille e Classe de Conjunto.

Em 2015/2016, em parceria com a AMAC – Academia Musical Amigos das Crianças e com os alunos deficientes visuais que iniciaram em 2014/2015 esta experiência piloto, deu-se continuidade à formação musical através de aulas de instrumento e de classe de conjunto.

O Coro Ver pela Arte teve, ao longo destes dois anos letivos, várias participações em concertos e espetáculos. A ACAPO manteve o apoio técnico ao projeto e a Associação Mutualista Montepio patrocinou a iniciativa.

Sendo a música uma arte acessível a todos, esta iniciativa incitou à partilha plena destes alunos com colegas de visão normal, promoveu competências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente atenuando as desigualdades no acesso à informação e à cultura.

Consulte o Manual Digital, e o filme que resumem a experiência desenvolvida no ano piloto do projeto.  

Algumas notícias:

– Lançamento do projeto, no Dia Mundial da Música 2014:
      Spot Rádio Renascença (1)
      Spot Rádio Renascença (2)
      Spot Rádio Renascença (3)

– Ver pela Arte no blogue Incluso

– Ver pela Arte na Revista Louis Braille n.º 13

Coordenação

Subscreva a nossa newsletter