Agenda

Europa, variações sobre um tema

No próximo 23 de fevereiro, às 18h00, o Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian recebe a primeira sessão do ciclo In Varietate Concordia Talks.

A primeira In Varietate Concordia Talk, intitulada Europa, variações sobre um tema, terá lugar no dia 23 de fevereiro de 2026 às 18:00 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Esta sessão contará com um painel de quatro artistas e destacados defensores da cultura ibérica: o maestro, compositor e músico Jordi Savall, a pianista Maria João Pires, o barítono e fundador/presidente do Centro Europeu de Música Jorge Chaminé e a fadista e comissária do projeto Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da CulturaKátia Guerreiro.

Quarenta anos após Portugal e Espanha se terem juntado à União Europeia, e na véspera da entrada no quarto ano da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, os intervenientes irão refletir sobre como o nosso património musical comum pode inspirar a união e a paz na Europa, numa altura em que os valores democráticos enfrentam crescentes desafios.

A conversa será moderada por Sneška Quaedvlieg-Mihailović, Secretária-Geral da Europa Nostra e contará com a parceria do Centro Europeu de Música.

A sessão decorrerá em inglês e não contará com tradução simultânea.
Entrada livre, mediante a capacidade da sala.


Este evento integra o projeto In Varietate Concordia, lançado pelo Hub Europeu do Património Europeu, coordenado pela Europa Nostra e pelo Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Subscreva a nossa newsletter