Itinerários CNC

Ponta Delgada, Capital Portuguesa da Cultura 2026

Entre 7 a 12 de maio de 2026 (datas provisórias), com Maria Calado e Fernando António Baptista Pereira.

O Centro Nacional de Cultura vai realizar uma viagem a Ponta Delgada, celebrando a Capital Portuguesa da Cultura, que tem como Comissária a Fadista Kátia Guerreiro, nossa associada. O itinerário leva-nos a descobrir a identidade cultural da Ilha de São Miguel, destacando Património histórico e artístico, natureza, criatividade e produção cultural. 

São locais de referência o Centro Histórico, a Igreja de São Sebastião(repositório das artes, desde o manuelino ao barroco), o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a Igreja do Colégio dos Jesuítas, o Teatro e o Coliseu Micaelense, o Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago, o Jardim Botânico José do Canto, o Museu Carlos Machado (obras essenciais da pintura, da escultura e das artes decorativas em Portugal, desde o século XVI ao século XX). No Arquivo Histórico preserva-se um exemplar da primeira edição d’ Os Lusíadas (1572) e o manuscrito original de Saudades da Terra, da autoria de Gaspar Frutuoso. Não esqueceremos a Ribeira Grande, as Furnas e a mais antiga produção de chá na Europa. Ao longo do percurso de visita, evocaremos figuras emblemáticas, como Antero de Quental, Teófilo Braga, Campos Rodrigues, Natália Correia, Roberto Ivens, José do Canto, Domingos Rebelo, António Dacosta.

Para manifestar interesse e receber atualizações sobre esta viagem, basta enviar um email com o Assunto Ponta Delgada 2026 para hserra@cnc.pt

Subscreva a nossa newsletter