O Praemium Imperiale, um dos prémios internacionais de arte mais prestigiados do mundo e considerado o “Prémio Nobel das Artes”, foi este ano atribuído a Anne Teresa De Keersmaeker (Bélgica) na categoria Teatro/Filme, em reconhecimento da sua obra influente no domínio da dança contemporânea.
O Praemium Imperiale é atribuído anualmente pela Associação Artística do Japão sob o patrocínio honorário da Casa Imperial do Japão. Anne Teresa De Keersmaeker é a primeira artista belga a ser galardoada na categoria de teatro/filme desde a criação do prémio, entre nomeações de coreógrafos e bailarinos célebres como Mikhail Baryshnikov (2017), Merce Cunningham (2005), Pina Bausch (1999) e Maurice Béjart (1993), com quem estudou na escola de dança Mudra, em Bruxelas.
Os laureados, anunciados a 15 de julho de 2025 pela Japan Art Association, incluem, igualmente, Peter Doig (Pintura), Marina Abramović (Escultura), Eduardo Souto de Moura (Arquitetura) e András Schiff (Música).
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Tóquio, a 22 de outubro de 2025, na presença de Sua Alteza Imperial o Príncipe Hitachi, Patrono Honorário da Associação de Arte do Japão.
Recordamos que Anne Teresa De Keersmaeker recebeu o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2021, atribuído pelo Centro Nacional de Cultura em cooperação com a Europa Nostra. Este reconhecimento presta homenagem à contribuição excecional de Anne Teresa De Keersmaeker para a divulgação da cultura e dos valores europeus através da dança.
Fotografia: Anne Teresa De Keersmaeker na Cerimónia de atribuição do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, 2021 © Márcia Lessa / Fundação Calouste Gulbenkian


